Notícias

Pacto Global da ONU no Brasil alerta para a importância de ouvir a juventude e lança vídeo com seus conselheiros da nova geração

Conselho Jovem do Instituto é formado por ativistas influenciadores, que são porta-vozes em eventos, redes sociais e levam suas pautas em reuniões trimestrais.

Conselho Jovem do Instituto é formado por ativistas influenciadores, que são porta-vozes em eventos, redes sociais e levam suas pautas em reuniões trimestrais.
Agosto de 2023 – Após pouco mais de um ano do lançamento do Conselho Jovem e em alusão ao dia da Juventude, comemorado em 12 de agosto, o Pacto Global da ONU no Brasil segue na ampliação da escuta e da participação dos conselheiros jovens em eventos, redes sociais e reuniões para endereçar e acelerar, dentro das empresas, ações de acordo com a Agenda 2030, seguindo as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os Movimentos da estratégia Ambição 2030 e outras pautas relevantes para a sociedade, como crise climática e direitos humanos. Para comemorar essa parceria, o Pacto Global lança hoje um vídeo, com a participação de seus conselheiros Amanda Costa, Beta Boechat, Deives Picáz, Ivan Baron, Monique Evelle, Paloma Costa, Raull Santiago e Walelasoetxeige Suruí (Txai Suruí). Assista:

Conheça o Conselho Jovem
Cada um deles é uma voz ativa em temas urgentes como mudanças climáticas, proteção do meio ambiente, equidade de gênero, antirracismo, direitos dos povos originários e a não discriminação e inclusão de pessoas com deficiência e LGBTQIAP+. 
“Sempre falamos, aqui no Pacto Global da ONU no Brasil, sobre a importância de agir agora para garantir o futuro do planeta. O Conselho Jovem é a personificação desta fala. Afinal, não há futuro sem a juventude. Não há futuro para o planeta em uma sociedade que não escute e não abra espaço para os mais jovens. As novas gerações estão cobrando atitudes responsáveis com relação à crise climática, pautas sociais e de governança. As empresas precisam ouvir essas vozes para não pôr em risco sua própria sustentabilidade”, explica Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil. 
O vídeo, produzido pela Surreal Hotel Arts para o Pacto Global da ONU no Brasil, traz uma pegada urbana ao misturar falas de urgência dos oito conselheiros com versos dos slammers Mel Duarte, Evolutio e Wera MC. Cada slam foi produzido pelos MCs e permeiam as temáticas do Pacto Global da ONU no Brasil. A direção é de Ivi Robberg. 
“Pessoas jovens, principalmente as de grupos minorizados de diversas regiões do país, são muito afetadas pelas mudanças climáticas e as desigualdades. E é importante dar voz a eles. O vídeo traz as perspectivas deles, que se relacionam com as questões que trabalhamos no Pacto Global. No fim, o vídeo traz uma mensagem positiva de que é possível incluir estas perspectivas no setor empresarial e garantir um futuro melhor para o planeta”, conta Ana Urquiza, Gerente de Marketing do Pacto Global da ONU no Brasil. 
Desde a implementação do Conselho Jovem, os participantes, como porta-vozes da rede brasileira do Pacto Global, já estiveram em diversos eventos que fizeram suas ações chegarem mais longe, como UNGA 2022 (Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York); COP27, no Egito; Fórum Ambição 2030, em São Paulo; SXSW, em Austin, Texas, nos Estados Unidos; Rio2C, no Rio de Janeiro; e no lançamento do IPO da Terr4, campanha do Pacto Global premiada no Festival de Cannes, cujo lançamento foi na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, em abril deste ano, em São Paulo.  
Os conselheiros jovens também atuam nas redes sociais em parceria com o Pacto Global da ONU no Brasil. Os primeiros posts trazem Beta Boechat falando sobre transfobia e gordofobia. Amanda Costa, que também é conselheira do Movimento +Água, falou sobre a importância da juventude. 

FICHA TÉCNICA: 
Pacto Global da ONU no BrasilCMO: Otávio ToledoGerente de Marketing: Ana UrquizaAnalista Sênior de Planejamento: Núbia Mendes 
Conselho Jovem Pacto Global da ONU no BrasilAmanda Costa Beta Boechat Deives Pícaz  Ivan Baron  Monique Evelle  Paloma Costa Raull Santiago Txai Surui 
Produtora: Surreal Hotel Arts Direção: Ivi Borges COO: Chris Chacon 
Produção executiva: Mariana Ricciardi Milena Trindade Coordenação Executiva: Mylena Mandolesi e Lu Martins Gerente Executiva: Marina Torres Desenvolvimento Criativo: Sol Òmigra, Alex Ushoa e Vitório Isabela Direção de Fotografia e Câmera: Anderson Capuano Direção de Produção: Mylena Mandolesi Produtora: Alessandra Moreno Assistente de Câmera: Chico Bento Técnico de Som: Thiago Leitão Head de Pós-produção: Bruno Melo Assistente de Coordenação Pós-produção: Cinthia de Vette Finalizador: Marcos Camurati Assistente de Finalização: Leandro Ferreira Montagem: Raimo Beneditti e Lucas Piloto (Estúdio B.) Nina Serna (Olho de Coruja)  Casa de pós-produção: Warriors VFX Produção Executiva: Adriano Costa Produção de Efeitos: Elton Felix Supervisão de Efeitos: Daniel Soci Correção de Cor: Caio Deziderio Supervisão de Criação: Filipe Ferrarezi Designer de Animação: Nilson Venâncio e Claudio Garcia Trilha e mix final: Loud+ 
Slammers Mel Duarte  Evolutio Wera MC  
Banco de Imagens  Pexels Pond5 
Agradecimentos Sabrina Lopes e Serena