Prezada Rede Brasil do Pacto Global,
Estou muito feliz e honrada em assumir a presidência do Board da Rede Brasil do Pacto Global. Isso porque a minha relação com a iniciativa já tem vários anos e se fortaleceu mais ainda quando ingressei na B3, em 2009. Afinal, ia trabalhar na primeira bolsa de valores do mundo a aderir ao Pacto Global. A B3 sempre participou ativamente do CBPG e, em 2016, tive a satisfação de ser reconhecida como SDG Pioneer na primeira edição, designação que é conferida internacionalmente pelo Pacto Global a executivos de trajetória de destaque em sustentabilidade e que estão trabalhando pelo avanço dos ODS. Ou seja: assumir a presidência do Board em 2019, após ter sido eleita como vice-presidente em 2016, vem como mais um tijolinho consistente nessa estrada.
Quero chamar a atenção de todos vocês para a importância de fazerem parte da maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do planeta. Além de assumir um compromisso público com os 10 Princípios, a sua organização tem a oportunidade de ingressar em um movimento muito maior, de transformação do mundo em um lugar habitável, com mais justiça e igualdade, no qual ninguém fique para trás. É assim que clama a Agenda 2030, da qual somos o principal interlocutor com o setor empresarial.
Pretendo nesses meses de mandato seguir com o ritmo acelerado de desenvolvimento de projetos, uma das marcas de excelência do Pacto. Mas entendo que talvez uma das minhas contribuições mais relevantes, juntamente com meus colegas do Board e todo o time do Pacto, liderado pelo Carlo, será a entrega do Planejamento Estratégico 2020-2030, que está em fase final de produção e definirá nossas linhas macro de atuação, com metas ambiciosas, do tamanho da nossa importância como a terceira maior rede local do Pacto Global no mundo.
E como mobilização é fator-chave para o avanço de nossa agenda, realizaremos também eventos relevantes nesse período, como o “SDGs in Brazil”, em julho, em NY, e participaremos de iniciativas mais amplas, como a “Semana Mundial da Água”, em Estocolmo, a ‘Conferência Brasileira de Mudança do Clima”, em Recife, o ‘World Toilet Summit”, em São Paulo, a COP25, em Santiago, entre outras.
Convido toda a Rede Brasil a conhecer melhor essas atividades e a participar. Precisamos imprimir mais velocidade e dar escala às ações do setor empresarial. As empresas e organizações desempenham um papel crucial para o cumprimento dos ODS. Vamos, juntxs, fazer a diferença e mostrar ao mundo a relevância, a responsabilidade e o protagonismo do empresariado brasileiro.
Gostaria de encerrar me colocando à disposição de vocês se quiserem tirar dúvidas, dar opinião, sugestões, enfim, interagir comigo. A força do Pacto Global se dá na soma e diversidade de sua rede, a nossa Rede Brasil!
Forte abraço e obrigada,
Sonia Consiglio Favaretto
Presidente do Board da Rede Brasil do Pacto Global