O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) é o primeiro órgão federal brasileiro a se comprometer com o Pacto Global no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) é o primeiro órgão federal brasileiro a se comprometer com o Pacto Global no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Em evento nesta quarta-feira (20) o ministro da pasta, Marcos Jorge de Lima, oficializou a adesão do ministério à Rede Brasil do Pacto Global como signatário. A cerimônia em Brasília contou com a participação da vice-presidente da Rede Brasil, Cristiana Brito, do respectivo secretário executivo, Carlo Pereira, e das representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Luciana Aguiar e Maristela Baioni.
A secretaria executiva da Rede Brasil e o ministério já contam com um plano de trabalho para prover mais serviços ao setor privado, a exemplo de oficinas de capacitação para pequenas e médias empresas sobre a implantação dos ODS. A Rede Brasil atuaria em projetos e coordenadorias do Mdic que se alinham aos ODS 6 (Água Potável e Saneamento), ODS 7 (Energia Acessível e Limpa), ODS 12 (Produção e Consumo Sustentáveis) e ODS 13 (Ação Climática). Dentro desses espaços, o Pacto Global estimulará o engajamento dos atores e avançará no alcance desses objetivos.
Para Carlo Pereira, a adesão do Mdic é mais do que natural ao Pacto. Com trabalho direto na indústria e no comércio, as pautas do ministério se alinham ao objetivo da iniciativa das Nações Unidas de focar no trabalho com as empresas. Já o ministro Marcos Jorge Lima acredita que a sustentabilidade é um tema da maior relevância na agenda global e de grande preocupação para o Mdic e para o setor industrial brasileiro, pelo seu impacto direto na competitividade.