Notícias

Iniciativa Empresarial em Clima lança guia para ajudar empresas a terem melhor participação na COP27

Publicação é fruto de força-tarefa de instituições-referência na agenda climática, como Pacto Global, CEBDS, CDP, Instituto Ethos, FGV EAESP. Acesso ao manual é gratuito

Outubro de 2022 – A Iniciativa Empresarial em Clima (IEC), composta pelas organizações CEBDS, CDP Latin America, Instituto Ethos, FGV EAESP e Pacto Global da ONU no Brasil, anuncia a divulgação do “Guia de Participação Empresarial na COP27”, a Conferência do Clima que será realizada entre os dias 6 e 18 de novembro, em Sharm El-Sheikh, no Egito, quando é esperada a maior delegação empresarial brasileira na história do evento.
A COP sempre desperta muita curiosidade e interesse das empresas comprometidas com a agenda climática e, pela primeira vez, as instituições que trabalham com engajamento empresarial somam seus esforços em um documento único, que elucida as oportunidades de participação e de negócios, além de trazer algumas expectativas sobre esta edição que ocorrerá em Sharm El Sheikh.
Com cerca de 30 páginas, a publicação tem como objetivo nortear a participação do setor empresarial na COP27 e identificar oportunidades de ação frente às mudanças do clima, trazendo um olhar atualizado dos materiais já publicados pelas organizações que pertencem à IEC.
O Guia de Participação Empresarial na COP27 traz detalhes sobre o evento, como a organização e o que se espera discutir, além da forma como as empresas podem participar como observadoras no Egito. A publicação também destaca os principais objetivos e pontos de negociação da COP27, como o financiamento, adaptação e mitigação, sobretudo para os países em desenvolvimento. Também é uma grande oportunidade de negócios para o setor privado brasileiro.
Tradicionalmente focada nas negociações entre Estados, as Conferências do Clima têm dado espaço cada vez maior para os diferentes atores da sociedade civil, que vão desde o setor privado até os governos subnacionais. Por isso, as empresas têm participado cada vez mais das COPs e buscado oportunidades como novos mercados, como investimento em tecnologias de baixo consumo energético, captura de carbono, novas fontes de energia renovável e baterias mais eficientes. Aspectos reputacionais, o potencial brasileiro de contribuir com a mitigação, entre outros aspectos, também estão presentes na publicação.
? Acesse a publicação e fique por dentro de tudo sobre a 27ª Conferência do Clima:
Acesse o guia
Sobre a COP27
Comumente conhecida como “COP”, a conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima está entre as maiores reuniões internacionais do mundo e representa o principal fórum global para discussão multilateral de questões de mudança climática, com uma intensa agenda, que reúne governos, setor empresarial e representantes da academia e do terceiro setor. A COP é oficialmente é o órgão supremo de tomada de decisão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).