Mostrar Aviso

Notícias

Implementação em foco: Pacto Global transforma presença na COP30 em entregas e articulação estratégica

Ao longo de duas semanas de negociações em Belém, o Pacto Global da ONU – Rede Brasil consolidou uma das participações mais estratégicas já realizadas em uma Conferência do Clima. O Pacto esteve presente em painéis, encontros, debates técnicos e agendas paralelas que reforçaram sua atuação transversal na agenda climática e seu papel como articuladora […]

Ao longo de duas semanas de negociações em Belém, o Pacto Global da ONU – Rede Brasil consolidou uma das participações mais estratégicas já realizadas em uma Conferência do Clima.

O Pacto esteve presente em painéis, encontros, debates técnicos e agendas paralelas que reforçaram sua atuação transversal na agenda climática e seu papel como articuladora entre empresas, governos, ciência e sociedade civil. Para Guilherme Xavier, diretor executivo do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, a COP30 marcou uma nova etapa de maturidade do setor empresarial. “O que vimos aqui foi um setor privado disposto a assumir responsabilidades e entregar resultados. As empresas brasileiras mostraram que implementam soluções reais e que estão prontas para agir com mais ambição e escala”, afirmou.

A primeira semana reuniu discussões fundamentais sobre recursos hídricos, agricultura, economia circular, oceano, governança dos sistemas alimentares e devida diligência no setor da pecuária. Nessas agendas, o Pacto ampliou o diálogo com empresas, instituições internacionais e parceiros estratégicos, fortalecendo a convergência entre políticas climáticas e práticas corporativas. As sessões apresentaram experiências que traduzem a ação climática em resultados mensuráveis, como projetos de agricultura regenerativa, modelos de moeda circular, recuperação de áreas degradadas e bacias hidrográficas e iniciativas para ampliar o acesso ao saneamento básico. 

Rubens Filho, gerente executivo de Meio Ambiente do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, destacou que “esse momento evidenciou o esforço coletivo das empresas para apresentar soluções práticas. As entregas que fizemos aqui refletem um trabalho contínuo de construção junto ao setor privado”. O Pacto Global também lançou três materiais estratégicos que marcaram a conferência: o relatório sobre biocombustíveis e eletrificação do transporte de cargas, o Guia de Agricultura Regenerativa e o Guia de Combate ao Lixo Plástico no Oceano. Desenvolvidos ao longo de 2025 com o apoio de empresas brasileiras, os documentos ampliam o repertório técnico e oferecem caminhos claros para a implementação de soluções ambientais, sociais e econômicas. 

Na segunda semana, o programa “Pacto Rumo à COP30” ganhou destaque em um evento na Blue Zone, onde Danielly Mello Freire, gerente de Clima, conduziu a conversa e apresentou os principais avanços da iniciativa, reforçando seu caráter colaborativo. “É uma satisfação muito grande apresentar os resultados desse projeto na COP. Ele foi desenhado para que a jornada rumo a essa agenda fosse completa e em parceria com a iniciativa privada. Estou muito feliz com essa oportunidade”, afirmou.

Com entregas concretas, produção de conhecimento e articulação conjunta com diversos setores, o Pacto reforça sua atuação na COP30 mostrando que a implementação é o centro da agenda climática. Mais do que debates, a presença em Belém evidencia que ação coletiva, inovação e responsabilidade compartilhada são fundamentais para acelerar as transformações que o Brasil e o mundo precisam no curto prazo – e para construir, com ambição e clareza, a próxima década de soluções. Nesse cenário, fica uma provocação essencial: como sua empresa pode se somar a esse movimento e ampliar o impacto das soluções que o país já está construindo?