Notícias

Guia de Finanças Sustentáveis no Agro, lançado pelo Pacto Global da ONU, ressalta a importância da governança para todos os tipos de negócio

Abrangendo desde pequenos produtores a grandes empresas, material traz boas práticas financeiras para o setor

Maio de 2023 – Nesta quarta, 31, o Pacto Global da ONU no Brasil lançou o Guia Prático de Finanças Sustentáveis no Agro. O material, disponível online e gratuitamente, tem o objetivo de reunir boas práticas financeiras para empresas do agronegócio. Ele reúne, inclusive, conhecimentos sobre diferentes linhas de crédito e instrumentos financeiros para a agropecuária, independentemente do tamanho da organização: pequenos produtores ou grandes empresas. O Guia foi desenvolvido pela equipe brasileira do Pacto com apoio do BID Invest e parceria da NINT. além das empresas que compõem o comitê do Projeto de Finanças Sustentáveis: Bonsucro, Vert Capital e Sicredi.
Acesse o Guia
No evento híbrido que foi realizado no Bayer LifeHub e no Zoom, as conversas tiveram foco prioritário nos diretores financeiros das empresas, principalmente na mesa de discussão: ‘A visão dos CFOs sobre Finanças Sustentáveis no Agro’ com Pedro Machado, Gerente Sênior de Finanças da Yara, Marcus Schlosser, da Minerva Foods e Marcus Arruda, da Bayer. Rodrigo Favetta, CFO do Pacto Global da ONU no Brasil, estarão presentes na abertura.
“O Guia de Finanças Sustentáveis no Agro é uma iniciativa muito importante e que mostra o poder de impacto do setor empresarial brasileiro. Concebido dentro da Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável do Pacto Global da ONU, contando com o apoio e parceria da Bayer, BID Invest, Bonsucro, NINT e Sicredi, o Guia certamente trará um impacto grande para o setor agro brasileiro, pois ajudará o pequeno e médio produtor a entender quais são suas opções de financiamento, bem como os aspectos envolvidos. Será positivo para o produtor, para o mercado financeiro e para todo o ecossistema que orbita o setor agro”, explica Rodrigo Favetta, CFO do Pacto Global da ONU no Brasil.
Com o Guia, o Pacto Global chama a atenção para a letra G, do ESG (acrônimo em inglês para Environment, Social e Governance, ou seja, Meio-Ambiente, Social e Governança, em português), e a importância de ter um equilíbrio entre este tripé para todas as organizações.
“O Guia Prático de Finanças Sustentáveis no Agro é um instrumento poderoso por ser a única publicação que junta todos os instrumentos de financiamento sustentável em um documento, reforçando a ligação entre agricultura e sustentabilidade. O Guia foi elaborado por muitas mãos, entre instituições financeiras, cooperativas, empresas privadas e especialistas, incluindo a visão de cada um”, diz Alexander Rose, Gerente Sênior de Meio Ambiente do Pacto Global.
CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO DE LANÇAMENTO: