Em 2000, por iniciativa do então secretário-geral das Nações Unidas, Koffi Annan, as Nações Unidas aprovaram a fundação de uma iniciativa com vocação única na história da organização.
Em 2000, por iniciativa do então secretário-geral das Nações Unidas, Koffi Annan, as Nações Unidas aprovaram a fundação de uma iniciativa com vocação única na história da organização. O Pacto Global nasceu com a responsabilidade de aproximar o setor privado da agenda de desenvolvimento da ONU, em um esforço para que as empresas, como principais condutoras da globalização, possam beneficiar a economia e a sociedade em todos os países.
O evento Global Compact+15: Business as a Force for Good irá celebrar o aniversário de 15 anos da maior iniciativa voluntária de sustentabilidade empresarial do mundo. De 23 a 25 de junho, em Nova York, a programação irá reunir representantes de empresas signatárias do Pacto Global, sociedade civil, ONGs, governo e academia para contribuir e debater tendências em mais de dez temas, como mudanças climáticas, trabalho decente, igualdade de gênero e integridade. A transição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável também estará no centro das discussões.
O resultado desse trabalho colaborativo culminará com uma plenária no salão da Assembleia Geral da ONU no dia 25 de junho, com a participação de champions globais em cada eixo da sustentabilidade: ambiental, social e de governança ética. Ainda no dia 25 haverá um jantar de comemoração dos 15 anos com a presença de convidados especiais como Ban Ki-moon (secretário-geral da ONU), Kofi Annan (ex-secretário-geral) e Georg Kell, que irá anunciar sua despedida como diretor executivo do Pacto Global da ONU.
As inscrições para as atividades do Global Compact+15 são gratuitas, com exceção do jantar, e exclusivas para empresas e organizações participantes do Pacto Global da ONU. Cerca de 20 signatários da Rede Brasileira do Pacto Global já se cadastraram.
Interessados em participar podem entrar em contato com [email protected].
Consulte a programação oficial (em inglês).
Confira as respostas para perguntas mais frequentes (em inglês).