A primeira edição do Prêmio WEPs Brasil – do inglês Women’s Empowerment Principles – reconheceu 20 organizações brasileiras pelo destaque na promoção da cultura da igualdade de gênero em seus ambientes internos.
A primeira edição do Prêmio WEPs Brasil – do inglês Women’s Empowerment Principles – reconheceu 20 organizações brasileiras pelo destaque na promoção da cultura da igualdade de gênero em seus ambientes internos. Os vencedores foram conhecidos em cerimônia no Teatro Positivo, em Curitiba, no dia 31 de março.
Ao parabenizar as ganhadoras, o presidente da Rede Brasileira da Rede Global, Jorge Soto, lembrou que o empoderamento feminino é fundamental para a sustentabilidade das empresas e do próprio planeta.
Para Nadine Gasmann, diretora da ONU Mulheres Brasil – organização que também apoia a iniciativa -, o caminho para atingir a igualdade de gênero no País ainda é longo. “Embora no Brasil as mulheres tenham melhor formação, isso não reverte em vantagem no mercado de trabalho: a taxa de desemprego feminino é o dobro que a masculina; a desigualdade de renda é maior e elas ocupam apenas 14% dos cargos executivos”.
Conheça os vencedores:
Empresa de grande porte
Ouro: Furnas Centrais Elétricas S.A.
Prata: Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf; Petrobras Distribuidora S.A; KPMG Auditores Independentes
Bronze: Dudalina; Renault do Brasil S/A; PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes
Menção Honrosa: Itaú Unibanco S/A, Kimberly-Clark Brasil, Eletrobras Amazonas Energia, Masisa do Brasil Ltda. e Whirlpool
Empresa de médio porte
Ouro: Home Care Cene Hospitallar
Prata: Apetit Serviços de Alimentação
Bronze: Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Estado do Paraná; Cahetel-TG Comércio de Alimentos Ltda.
Menção honrosa: Fundação Copel de Previdência e Assistência Social e Datacoper Software Ltda.
Empresa de pequeno porte
Ouro: Feito Brasil Indústria de Produtos Artesanais Ltda.
Bronze: Ecofábrica Indústria e Comércio de Produtos Ecológicos Ltda.
Prêmio WEPs
O Prêmio WEPs Brasil foi lançado pela Itaipu Binacional em 2013, três anos depois da criação da ONU Mulheres, para estimular a responsabilidade das empresas no apoio à cultura de respeito à diversidade. A ONU já constatou que os países com maior igualdade de gênero têm maior crescimento econômico e que as empresas com mais mulheres na liderança apresentam melhor produtividade.
Nesta primeira edição, que contou com 186 inscrições, a organização do Prêmio comemora a participação de pequenas e médias empresas de todas as regiões do Brasil. Dentre as 75 classificadas na primeira fase, 35 pertencem a este segmento. “Isso reafirma que não é preciso ser grande para promover a equidade de gênero dentro e fora da empresa”, afirma Heloisa Covolan, vice-presidente da Rede Brasileira do Pacto Global e coordenadora de Responsabilidade Social na Itaipu Binacional.
Heloisa reforçou o convite para que as empresas, participantes ou não do prêmio, sejam signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs). O site da iniciativa, que traz diversas oportunidades de engajamento, já está disponível em português.
Com informações do site Prêmio WEPs Brasil.