Notícias

Dia temático do Pacto Global da ONU no Brasil sela parceria de conteúdo com Rio2C, maior evento de criatividade e inovação da América Latina

Especialistas do instituto vão falar sobre lideranças, ESG, direitos humanos, saúde mental, anticorrupção e meio ambiente para democratizar a sustentabilidade e despertar ideias de ação

30 de março de 2023 – O maior encontro de criatividade da América Latina, que acontece entre 11 e 16 de abril, receberá palestrantes e porta-vozes do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, em diversos momentos do festival, inclusive no sábado, 15, em que o palco Biodom será inteiramente dedicado à rede brasileira com quatro painéis temáticos. Até o domingo, 16, o Rio2C terá também workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, ativações e experiências imersivas para um público estimado em mais de 40 mil pessoas. O conceito de soft power – que se traduz, de maneira resumida, na forma como uma nação projeta culturalmente a sua imagem para o resto do mundo – é o tema norteador desta edição.
Confira a programação completa
A tendência de buscar informações sobre o tema ESG e todo o contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU trouxe grandes desafios. A demanda por informações cresceu e a parceria de conteúdo funciona como um agente transformador com  poder de informar e educar todos os públicos do ecossistema. “Ter a força da indústria criativa para comunicar sustentabilidade é imprescindível. Todos sabem das questões que nos afligem diretamente e estão de olho. Precisamos conscientizar e educar as atuais e novas gerações sobre a urgência de cuidar do planeta. Eles serão os tomadores de decisão de amanhã”, diz Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil. “Parcerias como essas nos permitem reforçar o que as empresas e organizações precisam fazer em termos ambientais, sociais e de governança para que atuem mais fortemente, potencializando o impacto positivo. Não dá mais para esperar. É preciso agir.”
Estão previstas conversas sobre os mais diversos assuntos da sustentabilidade, ESG e da importância do comprometimento das empresas no cumprimento da Agenda 2030 da ONU. Os bate-papos com presença do Pacto Global da ONU no Brasil ocorrerão nos dias 11, 12, 14 e 15 de abril. Já no dia 11, primeiro dia de evento, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, participa do Summit Crypto & Carbon by Forbes, com o tema ‘O potencial brasileiro na oferta de carbono e o soft power verde’.
No dia seguinte, 12, Pereira volta ao Rio 2C para uma participação a convite da Inpress Porter Novelli para debater ‘O que é ser líder em um mundo em transformação’. No Palco Future.U, Flávia Vianna, gerente de Direitos Humanos & Trabalho do Pacto Global da ONU no Brasil, que lidera as ações relacionadas ao ODS 3 (Saúde e bem-estar) da plataforma, discutirá a Saúde Mental nas organizações, por meio do Movimento Mente em Foco.
Na sexta-feira, 14, Michelle Araújo, Líder de Sustentabilidade da Unilever no Brasil e Coordenadora da Plataforma de Ação Pelos Direitos Humanos do Pacto Global da ONU no Brasil, estará no painel ‘Direitos Humanos e Tecnologia’. Ela trará o Termômetro de Direitos Humanos, ferramenta de autodiagnóstico para as empresas, que as ajuda a colocar o tema em prática.
Para encerrar a participação inédita do Pacto Global da ONU na edição 2023 do Rio2C, o palco Biodom dedica o sábado, 15, à parceria, nos seguintes painéis: ‘Pacto Global da ONU: Negócios & Comprometimento com a Mudança’, tendo Raull Santiago, ativista e conselheiro jovem do Pacto Global, como grande destaque, em conversa mediada pela Head de Comunicação Karla Prado; ‘Como está sua agenda ESG?’, com a Coordenadora de Conhecimento e Parcerias do Pacto, Keitt Lomiento, e convidados;  ‘Elas Lideram 2030: O Futuro É Feminino’, com a COO Camila Valverde; e “O Poder da Transparência: A Nova Era dos Negócios”,  com Camila Araújo Diretora de Governança, Riscos e Conformidade da Eletrobras e Coordenadora da Plataforma de Ação Anticorrupção do Pacto Global da ONU no Brasil.
“Vemos as artes e o conteúdo como uma ferramenta para gerar um impacto global positivo e vemos a mídia como uma forma de fortalecer o despertar cultural por meio da narrativa. Nos preocupamos com a sociedade em que vivemos, com o futuro que estamos construindo hoje e como o progresso está moldando nossas vidas. E, mais do que tudo, como mentes criativas podem ajudar a tornar o mundo um lugar mais inclusivo e sustentável. Essa parceria com o Pacto Global da ONU é um importante passo para que, juntos, possamos inspirar e criar novas possibilidades de futuros”, afirma Rafael Lazarini, fundador e CEO do Rio2C.
Sobre o Rio2C
O Rio2C – maior encontro de criatividade da América Latina – fechou a sua última edição, em 2022, com números superlativos. As mais de 37 mil pessoas que passaram pela Cidade das Artes nos seis dias de evento tiveram acesso a 450 painéis, com a participação de mais de mil palestrantes. Na área de mercado foram realizadas ainda 1.200 reuniões nas rodadas de negócios e 2.480 inscrições de projetos para pitchings – nas áreas de música, inovação e audiovisual – com a presença de mais de mil empresas brasileiras e estrangeiras, de 75 países. Outro resultado que chamou a atenção foi o volume de 15 terabytes de dados movimentados na rede de wi-fi do evento, que movimentou cerca de R$ 250 milhões na economia criativa do país.