As empresas brasileiras participarão ativamente do UN Global Compact Leaders Summit 2017, evento organizado anualmente pelo Pacto Global – Rede Brasil em Nova York e que este ano acontece em 21 de setembro.
As empresas brasileiras participarão ativamente do UN Global Compact Leaders Summit 2017, evento organizado anualmente pelo Pacto Global – Rede Brasil em Nova York e que este ano acontece em 21 de setembro. Das mais de 400 lideranças que se reunirão para discutir formas conjuntas de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris, ao menos 20 são executivos de alto nível de 11 empresas membros da Rede Brasil do Pacto Global e pretendem enriquecer o debate sobre práticas sustentáveis com suas experiências locais. A delegação brasileira será formada por B3, Braskem, Clasa, Copel, Fibria, Grupo CGR, Itaipu Binacional, Itaú Unibanco, Natura, Schneider Electric, Unimed Belo Horizonte e Vale. A Presidente da Rede Brasil do Pacto Global, Denise Hills, bem como o Secretário Executivo da iniciativa, Carlo Pereira, e a Assessora de Direitos Humanos e Anticorrupção, Vanessa Tarantini, também estarão presentes.
O intuito é que delegações de diversos países, representadas por empresas, sociedades civis, governos e academia, dialoguem umas com as outras e compartilhem seus conhecimentos sobre estratégias para o cumprimento da Agenda 2030 – um prazo a ser vencido em menos de 5 mil dias. Os presentes também debaterão inovações e formas de mensuração de impacto dos negócios responsáveis. Eles também ouvirão falas de expoentes dos setores contemplados no evento, como Lise Kingo, CEO & Diretora Executiva do UN Global Compact; Abby Maxman, Presidente e CEO da Oxfam; Paul Polman, CEO da Unilever e vários outros profissionais que são referência em suas áreas.
A última sessão do evento será a recepção e premiação dos SDG Pioneers. Este é um reconhecimento resevado a executivos de qualquer nível hierárquico que trabalhem em companhias signatárias do Pacto Global e demonstrem ações inovadoras no comprometimento com os ODS. A avaliação dos candidatos é feita por representantes do Conselho da Redes Locais, de agências da ONU, campeões do PRME e representantes da sociedade civil no board do UN Global Compact .
Única mulher da América Latina a vencer a edição de 2017, Tânia Cosentino, Presidente da Schneider Electric para a América do Sul, será contemplada com a comenda pelo trabalho pioneiro em gestão de energia e sustentabilidade. Tânia dá continuidade à representação brasileira entre os SDG Pioneers, que já contou com os premiados Ulisses Sabará (Beraca) e Sonia Favaretto (B3), únicos representantes da América Latina na primeira edição, em 2016.
O UN Global Compact Leaders Summit acontece durante a semanda da 72ª Reunião Regular da Assembleia Geral da ONU, junto com outros eventos destinados ao setor privado, como o United Nations Private Sector Forum 2017 e o Sustainable Investment Forum. O evento será transimitido via streaming.