Os ganhadores do Prêmio ODS Pacto Global 2019 foram conhecidos nessa quinta-feira (16), durante cerimônia na Casa Natura, em São Paulo.
Foram anunciados nesta quinta-feira (16) os vencedores de todas as categorias e eixos do Prêmio ODS Pacto Global, iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global para sensibilizar mais empresas, profissionais e a academia na atuação em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dos 800 projetos inscritos e 36 finalistas, 13 (cinco grandes empresas, quatro PMEs, três instituições de ensino e um jovem profissional) receberam o prêmio em cerimônia na Casa Natura, em São Paulo. O evento contou com cerca de 300 convidados, além de 1,5 milhão de pessoas que acompanharam a transmissão ao vivo, online, reproduzida simultaneamente nas redes sociais de 130 empresas e pessoas. A Rede Brasil produziu um book, que explica a dinâmica do Prêmio, assim como detalha as histórias vencedoras. Confira aqui. Além disso, todos os cases finalistas de grandes empresas e PMEs passaram a fazer parte do Banco de Boas Práticas, área criada no novo site da Rede Brasil.
Veja abaixo os premiados.
Grandes Empresas
Eixo Parcerias – Ações Educativas de Eficiência Energética (Neoenergia)
Eixo Paz – Projeto Internet Sem Bullying (COPEL Telecom)
Eixo Prosperidade – Enel Compartilha Empreendedorismo (Enel Brasil)
Eixo Planeta – Living LAB em Campinas (CPFL Energia)
Eixo Pessoas – Projeto Florada (3 Corações)
Pequenas e Médias Empresas
Eixo Parcerias – Valorização da Neurodiversidade (Specialisterne Brasil)
Eixo Prosperidade – Brindes Upcycling (Netza Promoções e Eventos)
Eixo Planeta – Reciclagem a Seco de Embalagens Plásticas Contaminadas (Eco Panplas).
Eixo Pessoas – Estúdio Escola de Animação (Baluarte)
Academia
Eixo Prosperidade – Horticultura Orgânica em Comunidades Socialmente Vulneráveis no litoral do Paraná (Unespar)
Eixo Planeta – Horta Comunitária: Novos Caminhos e Saberes (Universidade Metodista de São Paulo)
Eixo Pessoas – Planejamentos de empreendimentos sociais – PUC-RJ/IAG Business School
Jovens Profissionais
Juliana Oliveira (Nestlé)
Sobre o Prêmio ODS Pacto Global
O setor privado desempenha um importante papel para o alcance dos ODS. Além do impacto social do seu negócio, seja por meio de produtos e serviços alinhados às novas demandas, sistemas produtivos mais eficientes ou desenvolvimento de programas sociais e ambientais, as empresas detêm recursos financeiros, essenciais para o avanço da Agenda de Sustentabilidade. Estimam-se que serão necessários US$ 12 trilhões por ano para as ações voltadas a equacionar os nossos grandes desafios. Dos 200 maiores PIBs do mundo, 157 são empresas, o que evidencia o poder econômico das organizações.
Para valorizar o que já vem sendo desenvolvido, a Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da ONU, realizou o primeiro Prêmio ODS Rede Brasil do Pacto Global. Iniciativa reconhece as melhores práticas de empresas (PMEs e Grandes), Academia e Jovens Profissionais do país. As inscrições das Empresas e Academia aconteceram em um dos 5 Ps do Desenvolvimento Sustentável: Pessoas, Planeta, Paz, Prosperidade e Parcerias, o mais alinhado ao perfil do projeto. Os critérios para a escolha dos cases foram criados pela consultoria PwC, que também auditou todo o processo. Uma banca avaliadora independente definiu os finalistas e vencedores.
O Prêmio ODS Rede Brasil do Pacto Global teve apoio da Cervejaria Ambev, Klabin, Natura e MRV.