Por Luiza Fernandes
A Diretora Executiva e CEO do UN Global Compact, Lise Kingo, enviou a tradicional carta anual às empresas e organizações signatárias do Pacto Global. Assim como destacado pelo Secretário-geral da ONU António Guterres à iniciativa, Kingo reforça que o Pacto Global entra em uma nova fase, chamada de “3.0”. Nela, a iniciativa ganha maior relevância para o alcance, por parte do setor privado, da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Leia a carta na íntegra:
Prezad@s,
Escrevo para agradecer seu apoio ao Pacto Global das Nações Unidas e pedir que abrace nossa próxima fase de liderança: o “Pacto Global 3.0”.
Em meio às incertezas geopolíticas e outras instabilidades globais, o Pacto Global da ONU representa um verdadeiro raio de luz em direção a um mundo mais seguro e sustentável. Nossos dez princípios nunca foram tão importantes, pois constituem uma referência ética e empresarial para ajudar o setor privado a gerar valor, reforçando valores humanos essenciais.
E com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agora temos um marco coletivo para a humanidade.
Esses 17 Objetivos Globais, que abrangem prioridades tão diversas como redução da pobreza, igualdade de gênero, mudanças climáticas e trabalho digno, apresentam uma estratégia global de ações individuais e coletivas mais universais que os anteriores objetivos de desenvolvimento do milênio. Junto com os objetivos globais, chega uma poderosa mensagem: sociedades sadias e mercados sadios andam de mãos dadas.
De fato, é neste momento que precisamos de vozes corajosas e unidas para defender os Dez Princípios e os ODS para combater as injustiças sofridas por tantas pessoas. Ao mesmo tempo, temos que dar destaque àqueles que são pioneiros nas mudanças e nas transformações em prol do mundo que todos queremos.
Em outras palavras, líderes como você.
António Guterres é o terceiro secretário-geral a supervisionar o Pacto Global da ONU, ou Pacto Global 3.0, se preferir. Ele lançou um novo desafio à iniciativa e aos seus respectivos líderes empresariais: buscar o impacto como nunca antes.
Para responder a esse chamado, devemos intensificar nossos esforços e criar sinergias. Temos menos de 5 mil dias para cumprir a Agenda 2030 da ONU e seus 17 objetivos, e os negócios têm um papel fundamental: inovar, ampliar soluções e gerar uma ação empresarial responsável.
2018 é o ano em que comemoramos o 70o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em um mundo que muda cada vez mais rápido, vamos deixar que os negócios se posicionem a favor dos direitos humanos, sem reservas.
À medida que chegamos rapidamente ao momento da virada contra o aquecimento global, 2018 torna-se o ano em que devemos intensificar nosso foco nas mudanças climáticas. Juntos, precisamos agir de forma que as emissões atinjam seu pico em 2020 e diminuam a partir de então.
Por fim, vamos explorar como tornar o crescimento mais inclusivo, gerando prosperidade geral e atacando a desigualdade de renda. O mundo tem os recursos financeiros de que precisamos para melhorar a vida dos mais vulneráveis, além de criar mercados financeiros mais estáveis e mais resilientes. Portanto, intensificaremos nossos esforços para mobilizar os “trilhões” do setor privado de finanças e investimentos por meio de novas parcerias e novos arranjos.
O desafio à frente não é tarefa fácil e as empresas precisam colaborar e inovar de maneiras inéditas e até radicais para o total alcance da Agenda 2030. Estamos aqui para disponibilizar recursos, plataformas e orientações a fim de fazer a mudança acontecer em escala global.
No entanto, precisamos do seu comprometimento e do seu engajamento de maneira contínua. Esperamos ansiosamente trabalhar com você em 2018. E depois também.
Sejamos a mudança que desejamos ver no mundo. Vamos buscar o impacto como nunca antes. E vamos transformar os objetivos globais em negócios locais.
Seja bem-vindo ao Pacto Global 3.0!
Cordialmente,
Lise Kingo
CEO e Diretora Executiva
Pacto Global das Nações Unidas
Seu engajamento em 2018
Dê prosseguimento à jornada de sustentabilidade de sua empresa com o Pacto Global da ONU selecionando uma forma de engajamento para 2018: Participante ou Signatário. Saiba mais sobre o suporte e as oportunidades reais disponíveis para as empresas e selecione sua forma de engajamento.