A Rede Brasil do Pacto Global incentiva ações para que as companhias incorporem a sustentabilidade em suas rotinas de produção e ampliem o engajamento
O setor privado desempenha um papel importante no alcance dos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além de serem a força motriz do sistema econômico, as empresas têm estratégias de negócios que impactam diretamente o meio social e ambiental onde operam. Sem dúvida, o cumprimento dos ODS até 2030 dependerá da conscientização de líderes corporativos e de seus funcionários.
A Rede Brasil do Pacto Global incentiva ações para que as companhias incorporem a sustentabilidade em suas rotinas de produção e ampliem o engajamento. Inspirados na Rede espanhola, listamos algumas dicas relevantes para os empresários, lideranças e funcionários de organizações, um guia prático e uma fonte de ideias.
– Por meio de ferramentas como o SDG Compass, incluir os ODS e a sustentabilidade corporativa dentro das estratégias de negócios. Também monitorar as ações tendo como base as metas dos ODS.
– Realizar oficinas práticas sobre a Agenda 2030 para que os empregados saibam como podem contribuir com os ODS no seu dia a dia.
– Convidar especialistas ligados aos ODS para que eles colaborem com a formação de empregados.
– Compilar boas práticas de fornecedores ligadas à Agenda 2030 e difundi-las.
– Desenvolver alianças estratégicas com outras empresas do setor para agir em conjunto diante da preservação de recursos ambientais ou no combate às mudanças do clima.
– Impulsionar alianças com outros agentes, como o terceiro setor ou academia, para promover marcos regulatórios ligados aos ODS.
– Criar prêmios para funcionários que contribuem para os ODS no desenvolvimento de produtos e serviços, para melhorar a gestão, entre outros.
– Difundir vídeos sobre a Agenda 2030 e a temas como Igualdade de Gênero (ODS 5), Ação Climática (ODS 13) ou Saúde e Bem-Estar na empresa (ODS 3).
– Promover ações-chaves nos “dias internacionais” (campanhas de comunicação, mensagens em redes sociais, voluntariado em alguns temas, entre outros).
– Em cada departamento ou área da empresa, criar a figura do “porta-voz dos ODS” para que a pessoa difunda as mensagens da Agenda aos colegas
– Utilizar as plataformas digitais de comunicação com clientes, fornecedores e empregados para introduzir mensagens sobre a Agenda 2030.
– Sensibilizar o público sobre a Agenda 2030 nos eventos da empresa, nas apresentações, programas, entre outros, assim como levar a mensagem dos ODS a todos os foros nacionais e internacionais onde a organização participe.
– Incluir o logo dos ODS em todas as comunicações e notas para a imprensa, assim como nas assinaturas dos empregados.
– Incluir nos contratos com clientes e fornecedores referências ao marco da Agenda 2030.
– Introduzir banners sobre a Agenda 2030 na página Web.
– Basear-se na Agenda 2030 na hora de realizar o Código de Ética, assim como o Código de Conduta e a Política de Responsabilidade Social Corporativa.
– Incluir imagens e informações da Agenda 2030 nos produtos e serviços da organização, para conscientizar e promover o conhecimento da Agenda 2030 e da cidadania.
– Criar campanhas de sensibilização baseadas em histórias e impacto, relacionadas a algum dos 17 ODS.
– Difundir a Agenda 2030 por meio das diferentes redes sociais.