Notícias

CEO Water Mandate destaca projetos de gestão hídrica em empresas brasileiras

Relatório da plataforma do Pacto Global será apresentado no dia 11 de dezembro, em São Paulo.

O CEO Water Mandate, plataforma da Rede Brasil do Pacto Global para consolidar iniciativas de gestão hídrica no setor privado, discute as principais contribuições empresariais nas áreas de Água e Saneamento durante o evento anual no dia 11 de dezembro, em São Paulo. A iniciativa será marcada pelo lançamento da tradução do relatório Strengthening the business case for water, sanitation and hygiene – how to measure value for your business, que é um guia prático e passo a passo desenvolvido para ajudar as empresas a entender o valor comercial de seus investimentos em água, saneamento e higiene (WASH) e a calcular seu retorno financeiro sobre o investimento (ROI). Além disso, será lançada a publicação “Cases de sucesso em ODS 6”, que destaca 12 projetos premiados de empresas brasileiras da Rede nas áreas de Água, saneamento e higiene (WASH) e direitos humanos; Eficiência hídrica em cadeias diretas de operações e suprimentos; Proteção e restauração de ecossistemas e Ação coletiva.
Desta maneira, o Pacto Global das Nações Unidas impulsiona a agenda do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (Água e Saneamento) no empresariado brasileiro e mostra como as signatárias da Rede Brasil estão conseguindo alinhar seu aprendizado sobre sustentabilidade com a prática do dia-a-dia. Empresários, setor público e organizações da sociedade civil se reúnem no evento para ouvir o que especialistas têm a dizer sobre o engajamento do setor privado no cumprimento do ODS 6. Uma das personalidades da programação é Jason Morrison, presidente do Pacific Institute e Head do CEO Water Mandate. Evento também destaca as  opiniões dos convidados sobre os principais desafios hídricos no Brasil.
 
Brasil: em busca do saneamento universal
Segurança hídrica é uma questão importante para empresas e investidores, uma vez que o recurso é essencial para mover os setores da indústria, comércio, agricultura e serviços. Além de evitar riscos reputacionais a empresas, a própria construção de um cenário resiliente para uma escassez de água cria oportunidades para os negócios que podem oferecer soluções tecnológicas e produtos inovadores.
A situação brasileira não é simples. Apenas o setor de saneamento demanda investimentos de quase R$ 21,6 bilhões por ano, até 2033, para oferecer um acesso universal de distribuição de água e tratamento de esgoto no Brasil. Esses investimentos podem gerar um total de 68,3 mil postos anuais de trabalho. O orçamento público previsto para o saneamento em 2020, no entanto, limita-se a somente 661 milhões. Apesar de ser uma situação aquém do esperado, ela cria um vácuo de oportunidades para as empresas na hora de atuar nesse setor.
 
Inscreva-se de forma gratuita aqui para participar do evento do CEO Water Mandate.
 
Confira a programação
 
08h30 – 09h00: Credenciamento
09h00 – 09h40: Cerimônia de abertura
09h40 – 10h40: Palestra – Panorama dos desafios hídricos e oportunidades no Brasil
10h40 – 11h00: Palestra – Como as empresas podem atuar para alcançar o Objetivo Global 6 (ODS 6)? Exemplos de boas práticas no Brasil  
11h00 – 11h15: Lançamento da publicação “Fortalecendo o argumento comercial de água, saneamento e hygiene – como medir o valor da sua empresa”
11h15 – 11h30: Café
11h30 – 12h15: Cerimônia de premiação dos cases de sucesso em ODS 6 e lançamento do relatório dos cases
12h15 – 12h30: Cerimômia de encerramento