Notícias

CBN e Pacto Global da ONU no Brasil lançam videocast para desmistificar ESG e avançar na agenda de clima e direitos humanos

Na série ‘Pacto Com o Futuro’, com apoio da Ambipar, o jornalista Milton Jung e o CEO do instituto, Carlo Pereira, entrevistam lideranças, revelam boas práticas empresariais e mostram como a temática se insere no cotidiano das organizações e das pessoas

Na série ‘Pacto Com o Futuro’, com apoio da Ambipar, o jornalista Milton Jung e o CEO do instituto, Carlo Pereira, entrevistam lideranças, revelam boas práticas empresariais e mostram como a temática se insere no cotidiano das organizações e das pessoas
Novembro de 2023 – ‘Pacto Com o Futuro – Tudo o que você precisa entender agora sobre ESG’. Esse é o nome do novo projeto do Pacto Global da ONU no Brasil, em parceria com a CBN e apoio da Ambipar Group. Trata-se de uma série de videocast para democratizar a sustentabilidade e informar lideranças empresariais e sociedade sobre temas tão relevantes como Meio Ambiente, Trabalho, Direitos Humanos e Anticorrupção, como estão inseridos na Agenda 2030 – que traz os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com 12 episódios, a primeira temporada estará disponível a partir desta quarta-feira, 1º de novembro,  tendo o jornalista Milton Jung dividindo os trabalhos com Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.
Confira o primeiro episódio da série:

“Quem acompanha minha coluna no Valor sabe da forma direta e simples que gosto de falar. Mais do que nos prendermos a acrônimos, ESG ou ODS, é importante botar em prática o que todo mundo precisa fazer agora. Não podemos mais esperar para agir. E isso inclui todas as ações voltadas para o social, com direitos humanos; trabalho; além de clima e governança. Esse é o chamado que queremos fazer com esse videocast”, diz Carlo Pereira. 
O projeto une a Rádio CBN – com credibilidade há mais de 30 anos – e o Pacto Global, com experiência no assunto, contribuindo para disseminar conhecimento e desmistificar um conceito ainda abstrato para diferentes setores da população. ESG (Environment, Social and Governance, em inglês) ou ASG, em português, é a sigla que se refere às práticas ambientais, sociais e de governança das empresas.
“Cada um de nós deve aproveitar seu talento e conhecimento para ajudar no desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Apresentar o videocast é uma das maneiras de eu usar a comunicação, essa competência com a qual trabalho há quase 40 anos, para levar informação inspiradora e transformadora ao público”, completa Milton Jung.

O primeiro episódio receberá Camila Valverde, COO do Pacto Global da ONU no Brasil e co-host do videocast, para falar sobre como a entidade fomenta a evolução das organizações na temática ESG. Nos seguintes, os apresentadores do programa receberão CEOs para conversar sobre temas como a inteligência artificial e o líder do futuro; liderança feminina; diversidade e inclusão; saúde mental; economia circular; água; clima; agro sustentável e anticorrupção.
“O papel do Pacto Global é auxiliar a jornada sustentável das empresas. Criamos a estratégia Ambição 2030, formada, atualmente, por nove movimentos ligados aos ODS das questões mais urgentes do Brasil para nortear as organizações e auxiliá-las nesse processo, entendendo que ninguém conseguirá êxito se caminhar sozinho, mas, sim, apoiado por uma ampla rede, que é o que se propõe a ser o Pacto Global”, defende Camila Valverde.
A Ambipar Group, multinacional brasileira líder em gestão ambiental e primeira empresa a se comprometer com todos os Movimentos da estratégia Ambição 2030 do Pacto Global, é a apoiadora do projeto.
“Acreditamos que promover iniciativas que levam a informação para a sociedade também é uma forma importante de disseminar atitudes que irão fazer a diferença para o futuro do planeta Terra. Como empresa que assume todos os movimentos da Ambição 2030 do Pacto Global, é nosso objetivo ajudar corporações e profissionais em suas jornadas ESG, começando imediatamente a promover as transformações que precisamos concluir até o final da década”, afirma Rafael Tello, diretor de Sustentabilidade da Ambipar.