Notícias

Campanha do Pacto Global da ONU produzida pela Almap BBDO ganha Grand Prix de Cannes na categoria Creative B2B com case TERR4

Iniciativa que transformou o planeta em uma empresa com apoio da B3, conquistou a premiação máxima no maior festival de criatividade do mundo, o Cannes Lions

Junho de 2023 – Campanha do Pacto Global da ONU no Brasil, produzida pela AlmapBBDO, levou o 1º Grand Prix na categoria Creative B2B para o Brasil, durante premiação no Cannes Lions 2023. O prêmio máximo foi dado ao case TERR4, lançado em abril para o Pacto Global da ONU no Brasil na B3. Chamando a atenção para o esgotamento da Terra, a agência transformou o planeta simbolicamente em uma “empresa de capital aberto”, e quando um empresário se deparava com os números do balanço, ficava claro que era uma companhia prestes quebrar. Com o toque de Campainha em uma das maiores bolsas de valores do mundo, o case utilizou a linguagem do mercado financeiro para criar um senso de urgência e encorajar empresas e lideranças a assumirem políticas ligadas aos Dez Princípios Orientadores nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, tornando-se participantes do Pacto.  
Acesse o site da campanha
Além disso, por ter um IPO representativo na B3, o site oficial ganhou um termômetro de flutuação para as ações. Por meio de um sistema integrado, cada notícia sobre mudanças climáticas, desigualdade e outras pautas socioambientais, impactavam na oscilação dos valores. Quando negativas, o valor da ação caia. No caso oposto, subia. Isso serviu como um instrumento didático para mostrar o quanto as nossas atitudes sociais interferem no planeta.  
A estratégia criativa da categoria Creative B2B celebra a criatividade revolucionária e a eficácia no trabalho para produtos e serviços adquiridos por profissionais em nome de empresas. Para isso, a agência apostou na mensagem “Descubra uma oportunidade única de investir na baixa e colher lucros futuros”. Por meio de diversos materiais, o case faz uma releitura sincera de uma empresa em situação de falência, mas com potencial de gerar impactos positivos e reverter a situação, caso medidas sejam tomadas urgentemente. 
“É uma satisfação para o Pacto Global da ONU estar junto de equipes e pessoas tão competentes no despertar de um assunto não só necessário, mas urgente. Em Terr4 somos muito assertivos em tocar as empresas, nosso foco, para fazê-las perceber que o papel do setor corporativo é fundamental para sairmos do discurso e chegarmos em ações práticas, com resultados efetivos. Investir na Terra é retorno certo e de benefícios para todas e todos. Para isso, esperamos que as empresas se engajem com o Pacto Global. Isso para a gente é o melhor investimento na Terra”, enfatiza Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil. 
Após o IPO brasileiro, a Terr4 ultrapassou fronteiras e um IPO simbólico está planejado para acontecer na NYSE, a Bolsa de Valores de Nova York, seguindo uma programação para também ser lançado em mais países, incluindo México, Finlândia, Noruega, Itália, Colômbia, Sri Lanka, Nigéria e Indonésia. 
Assista ao vídeo: 

 
Confira algumas fotos da premiação:

Ficha Técnica Agência: AlmapBBDO Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu Campanha: Terr4  Cliente: Pacto Global da ONU no Brasil Produto: Institucional CCO: Luiz Sanches e Pernil Diretor Executivo de Criação: Fernando Duarte, Henrique Del Lama, Rafael Gil e Rodrigo Almeida  Criação: Fábio Tedeschi, Flávio Cheren, Igor Pontes e Mozar Gudin  Design: Micael Andrade Projetos Especiais: Diego Honorato, Julia Newman e Marilia Silva Atendimento: Camila Massari, Daniela Teixeira e Cairo Ribas Conteúdo: Sidney Marcelino Leite Silva, Kizzy Bortolo, José Roberto Bezerra, Marcos de Souza, Diego Villas Boas e Juliana Brasileiro Henriques  Montador: Thiago Bueno Motion: Arthur Siqueira, Bruno de Lacerda, Felipe Macedo e Sofia Selles Produtora de Som: Raw Audio Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira Direção Musical: Hilton Raw Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein Atendimento: Carol Peternelli Coordenação: Robério Barbosa Tecnologia: Brenner Batista, Felipe Ferrarini, Gabriel Sávio e Tácio Britoo  Aprovação: Carlo Pereira, Otávio Toledo, Ana Urquiza e Nubia Mendes PR: AlmapBBDO, Giusti Creative PR, InPress Porter Novelli