Conheça a Trilha de Direitos Humanos do Pacto Global da ONU Brasil

Junho 2022 - Apresentamos o mais novo Projeto Estratégico da Plataforma de Direitos Humanos com o lançamento de uma ferramenta, pioneira e inédita no Brasil, para realização de  autoconstatação online da aderência das empresas aos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU (POs).

A Trilha de Direitos Humanos perpassa e integra todas as áreas da organização. As empresas têm a responsabilidade de respeitar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente, tanto em suas operações quanto junto às suas cadeias de valor.

Para apoiar no processo de desenvolvimento da atuação em Direitos Humanos, a partir de uma compreensão tangível da situação de cada organização, o Pacto Global da ONU Brasil apresenta a Trilha de Direitos Humanos, desenvolvida em parceria com a Proactiva.

Os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos (POs) estabelecem que todas as empresas têm a responsabilidade de respeitar os direitos humanos, e para isso devem exercer a devida diligência para identificar, prevenir, mitigar e prestar contas de como lidam com seus impactos.  

Baseados nos pilares “proteger, respeitar e reparar”, os 31 Princípios Orientadores definem medidas a serem adotadas pelas empresas e pelos Estados. Desde a adoção dos princípios, a devida diligência em direitos humanos tornou-se o padrão de conduta global esperado de todas as empresas.

A responsabilidade das empresas de respeitar os direitos humanos implica no desenvolvimento de esforços preventivos e mitigação, mas também de medidas reparatórias  quando ocorrerem impactos negativos aos direitos dos envolvidos.

A iniciativa será viabilizada por meio do “Termômetro de Direitos Humanos Proactiva”, uma plataforma tecnológica e parametrizada para ajudar as empresas na auto constatação da aderência às principais diretrizes referentes à responsabilidade corporativa em direitos humanos.

Não perca a oportunidade de aprimorar as práticas e conhecimentos de Direitos Humanos da sua empresa. Faça parte da Trilha de Direitos Humanos do Pacto Global da ONU Brasil. Inscreva sua empresa e compartilhe sua jornada na implementação da gestão de Direitos Humanos.

A Trilha de Direitos Humanos é gratuita e exclusiva para participantes do Pacto Global. Se a sua empresa ainda não faz parte do Pacto Global da ONU Brasil e gostaria de participar da Trilha, demonstre seu interesse em fazer parte da nossa iniciativa acessando o link abaixo:


Anote na sua agenda!

A partir de hoje (20) a plataforma está disponível para respostas!
Para ter acesso ao Termômetro  é necessário demonstrar interesse em participar da Trilha.


Atente-se pois o tempo é curto: a plataforma não aceitará mais respostas a partir do dia 22 de julho.




Estudo do Pacto Global da ONU no Brasil revela que brasileiro pode contribuir com 16kg de plástico no mar por ano
Artigo:: Dia 28 de junho celebramos e refletimos sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+
Pacto Global da ONU no Brasil participa de Encontro Nacional Contra a Fome da Ação da Cidadania

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

AEGEA
Ambipar
Klabin
MRV