Pacto Global da ONU lança Quiz ODS e pergunta: ‘Qual 2030 que você está construindo?’

São Paulo, 17 de maio de 2022 - Situações comuns do dia a dia, como usar o carro para ir trabalhar, demorar no banho ou não reciclar o lixo, impactam diretamente o planeta. E cada vez mais precisamos entender o quanto essas ações contribuem para o futuro. Afinal, qual é o 2030 que você está construindo hoje? Esse é o questionamento que o Pacto Global da ONU Brasil quer que as pessoas façam hoje. Para isso, está lançando o Quiz ODS, uma plataforma interativa de perguntas e respostas, disponível no site do Pacto Global. 

A ideia do projeto, desenvolvido com apoio da Oxiteno, Votorantim Cimentos e Imagine 2030, é engajar as pessoas e mostrar o papel de cada uma na Agenda 2030 da ONU e na busca pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Os ODS são, ou deveriam ser, uma agenda de todos os stakeholders. E o Pacto Global da ONU também quer trazer essas discussões para as pessoas, afinal são elas quem são impactadas por tudo isso. Falar de mudança climática, ou de qualquer ODS, é falar de pessoas. E o Quiz ODS mostra que também impactamos o planeta no nosso dia a dia e podemos, mesmo com pequenas ações, fazer a diferença”, explica Otavio Toledo, Head de Marketing, Comunicação e Eventos do Pacto Global da ONU Brasil. 

O Quiz ODS é composto por dez perguntas que endereçam diversos ODS. As pessoas respondem, com base em suas vivências, a questões sobre uso de água, gestão de resíduos, consumo, mobilidade, meio ambiente, entre outras. Concluídas as respostas, a plataforma indica o nível de engajamento do(a) respondente em relação a Agenda 2030. 

Além disso, o Quiz ODS traz dicas para um futuro melhor em temas como água, meio ambiente, consumo, mobilidade, reciclagem, alimentação e combate à desigualdade. 

Apoiamos o lançamento do Quiz porque a ação reforça os nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030. Acreditamos também que cada um de nós tem um papel fundamental na construção deste futuro comum. Temos grandes desafios pela frente e precisamos nos reinventar como pessoas e como empresas para atingirmos um 2030 mais justo e mais sustentável. Como empresa assumimos grandes ambições, entre elas a de entregar um concreto neutro em carbono para a sociedade até 2050”, afirma Fabio Cirilo, Gerente de Sustentabilidade da Votorantim Cimentos. 

Para Juliana da Silva, Gerente de Sustentabilidade da Oxiteno, o apoio em ações como o do Quiz reafirma o compromisso da Oxiteno com temas socioambientais. “A indústria química tem um papel importante como provedora de soluções inovadoras com menor impacto, mas a colaboração é essencial! Como empresa B2B nós contamos muito com o apoio dos nossos clientes e fornecedores para pensarmos juntos em tais soluções. E mais do que isso, como consumidor final, ou seja, todos nós também temos a nossa contribuição nesta história. O que estamos consumindo e como estamos fazendo as nossas escolhas pesam também nesta conta. E o Quiz não deixa de ser uma boa ferramenta para refletirmos sobre o impacto das nossas escolhas e hábitos na construção de um 2030 melhor.” 

Para conhecer o quiz, acesse.

Estudo do Pacto Global da ONU no Brasil revela que brasileiro pode contribuir com 16kg de plástico no mar por ano
Artigo:: Dia 28 de junho celebramos e refletimos sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+
Pacto Global da ONU no Brasil participa de Encontro Nacional Contra a Fome da Ação da Cidadania

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

AEGEA
Ambipar
Klabin
MRV