Carta Anual de 2022 aos participantes do Pacto Global - de Sanda Ojiambo, CEO e Diretora Executiva, Pacto Global das Nações Unidas

Janeiro de 2022 - Prezados(as) participantes do Pacto Global das Nações Unidas,


À medida que entramos no terceiro ano da pandemia global do coronavírus, não podemos deixar de reconhecer as mudanças no mundo do trabalho e os impactos decorrentes – nos negócios, com certeza, mas também na sociedade como um todo, ao passo que continuamos a passar pelas mudanças decorrentes da crise do COVID.

No entanto, enfrentamos esses desafios com otimismo, sabendo que há oportunidade em todas as crises. E neste caso temos a oportunidade de fazer um balanço das realidades globais atuais e começar a implementar as mudanças necessárias para orientar a nós mesmos, nossas organizações e nosso planeta em um caminhos mais sustentável.

No Pacto Global das Nações Unidas, continuamos avançando – não apenas por causa dos desafios globais que enfrentamos, mas também por causa deles. E estou empolgada em dizer que nossa crescente lista de empresas participantes e apoiadores – e seu compromisso com a sustentabilidade e nossos Dez Princípios – está mais forte do que nunca.

O poder das parcerias público-privadas  

Ao longo dessa pandemia vimos os benefícios das parcerias público-privadas. Elas têm sido fundamentais no fornecimento de equipamentos de proteção individual, testes, ajuda humanitária e na produção e distribuição de vacinas. No entanto, a equidade continua a ser um enorme desafio. As disparidades na distribuição de vacinas entre o Norte e o Sul Global são gritantes e inaceitáveis. Não podemos avançar em direção a um mundo pós-COVID se não o fizermos coletivamente, com acesso total e equitativo às vacinas.

Com base nos valores das Nações Unidas e em nossos Dez Princípios, o Pacto Global está em uma posição única para apoiar uma recuperação generalizada, trabalhando em parceria com empresas em todas as comunidades e países.

Nossas novas estratégias para a África e China, por exemplo, visam liberar o potencial do maior mercado em crescimento do mundo e o impacto global da economia chinesa.

 

Avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Impulsionar o setor privado para se engajar de forma responsável e avançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) está no centro do nosso trabalho. Empresas de grande e pequeno porte têm um papel fundamental a desempenhar na aceleração das ações ambiciosas que precisamos para garantir um futuro onde as pessoas e o planeta possam prosperar.

Conforme articulado em nossa estratégia 2021-23, nossa ambição é acelerar e ampliar o impacto coletivo global dos negócios, defendendo os Dez Princípios e entregando os ODS. Para isso, estamos concentrando nossos esforços na solução dos desafios mais prementes do mundo por meio de sete áreas de foco em que as empresas têm um efeito excepcional nos resultados: Anticorrupção, Mudança Climática, Direitos Humanos, Trabalho, Igualdade de Gênero, Integração dos ODS e Governança Transformadora.

 

Novas oportunidades de engajamento

Onde quer que nossas empresas participantes estejam em sua jornada de sustentabilidade, nossas novas oportunidades de engajamento as ajudarão a se conectar, aprender, liderar e comunicar, movendo-as cada vez mais e mais longe nos progressos de sustentabilidade corporativa.

Este novo portfólio programático do Pacto Global da ONU será financiado por meio de um Modelo de Engajamento mais simples, de apenas um nível, dando a todos os participantes empresariais acesso a todos os nossos programas, incluindo a plataforma Academy.

A maioria dos participantes não verá nenhuma mudança significativa no nível de suas contribuições financeiras. Entretanto, as grandes empresas, com faturamento anual de mais de US$10 bilhões, terão maior valor agregado e oportunidades de engajamento mais fortes nos países onde possuem operações. As contribuições financeiras revisadas nos ajudarão a cumprir nossa missão e permitirão:

  1. Redes Locais e Núcleos Regionais fortes para aumentar o impacto a nível nacional;

  2. Programas novos e aprimorados apoiados por uma forte infraestrutura digital;

  3. Maior apoio às PMEs, que nos ajudarão a trabalhar com cadeias de valor de empresas multinacionais por meio de negócios nacionais e locais.

Olhando para o futuro, sabemos que nossa instituição é sólida. Não são nossos problemas que nos separam de um planeta sustentável; mas sim, nossa agilidade. Devemos agir em uma escala e em um ritmo que não tentamos antes. Mas estou confiante de que o Pacto Global é altamente capacitado para motivar o setor privado a fazer a coisa certa. Estamos, na minha opinião, à frente da curva – não apenas por causa de nosso número cada vez maior de empresas participantes comprometidas com a sustentabilidade, mas também em nossa capacidade de viabilizar relacionamentos que promovam uma comunicação de mão dupla. Não só orientamos nossas empresas participantes; nós as ouvimos e as apoiamos.

Felizmente, há um reconhecimento crescente entre investidores e governos de que existem enormes oportunidades para as empresas desempenharem um papel essencial na transição para um futuro sustentável. O setor privado tem um papel central a desempenhar na reformulação do futuro das finanças corporativas e dos investimentos como catalisadores para alcançarmos os ODS até 2030, e reduzir pela metade as emissões de carbono até 2050.

Comunicação de Progresso (COP)

Em um esforço para agregar valor e simplificar os relatórios de sustentabilidade para todas as empresas participantes, o Pacto Global da ONU tem o prazer de anunciar o lançamento de uma plataforma aprimorada de Comunicação de Progresso (COP) em 2023.

Nossa nova COP ajudará as empresas a estabelecer metas e acompanhar seu progresso em sustentabilidade, viabilizando o alinhamento de suas práticas de negócios com os Dez Princípios e os ODS. Este ano, estamos convidando 500 empresas participantes para colaborar com o nosso Programa Early Adopter, dando-lhes acesso antecipado à plataforma, ferramentas e recursos para apoiar sua transição.

Se isso significa realinhar os investimentos com os ODS, enfrentar a adaptação climática ou ampliar os esforços para reduzir as lacunas de equidade social, estou confiante de que, trabalhando juntos, não apenas seremos capazes de garantir o futuro do planeta, mas também fortalecer a resiliência dos negócios nas próximas décadas.

Obrigada por sua contínua participação no Pacto Global da ONU e seu forte apoio. Vamos seguir em frente juntos, unidos em prol de um mundo melhor.

 

Atenciosamente,
Sanda Ojiambo

CEO e Diretora Executiva do Pacto Global das Nações Unidas


2022 Annual Letter to UN Global Compact Participants from Sanda Ojiambo
Estudo do Pacto Global da ONU no Brasil revela que brasileiro pode contribuir com 16kg de plástico no mar por ano
Artigo:: Dia 28 de junho celebramos e refletimos sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+
Pacto Global da ONU no Brasil participa de Encontro Nacional Contra a Fome da Ação da Cidadania

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

AEGEA
Ambipar
Klabin
MRV