Rede Brasil do Pacto Global lança programa HUB ODS

A Rede Brasil do Pacto Global da ONU anuncia o lançamento do HUB ODS, inciativa que busca acelerar, por meio de parcerias regionais, a busca pelo cumprimento da Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O primeiro HUB ODS é o de Minas Gerais, lançado no dia 11 de novembro.

Para Minas Gerais, o Pacto Global firmou parceria com a Desafio 2030, rede de organizações do setor privado sediadas em Minas Gerais, comprometidas em avançar com as práticas de sustentabilidade e conscientes da responsabilidade do mundo dos negócios para a promoção de desenvolvimento econômico e redução das desigualdades sociais. 

Com os HUB ODS, a primeira iniciativa com esse modelo no mundo, a Rede Brasil do Pacto Global busca ampliar ainda mais a sua rede, que em 2020 passou dos mil membros, e regionalizar o trabalho, entendendo melhor as necessidades de cada parte do país.

"O setor empresarial, cada vez mais, entende que é fundamental atuar em alinhamento com os ODS e que a sustentabilidade deve fazer parte das estratégias de negócios. Mas sabemos também que cada empresa, estado e cidade tem suas particularidades e necessidades. Com essas parcerias e atuação mais regional, o Pacto Global e seus parceiros poderão agir ainda mais conectados a essas realidades e fazer a diferença em cada lugar”, afirmou Rodolfo Sirol, presidente do Conselho da Rede Brasil do Pacto Global. 

No programa, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU firmará parcerias com organizações ou redes já existentes nos estados. Com isso, serão feitos diagnósticos e estudos sobre os ODS mais relevantes nas regiões, chegando até em níveis municipais.

“Esta é uma nova forma de atuação do Pacto Global, única no mundo. O Brasil tem atualmente a terceira maior rede e a que mais cresceu em 2020 e entendemos que a localização dos ODS em cada região será fundamental para avançarmos ainda mais nessa agenda”, afirmou Sirol.

As parcerias regionais seão conduzidas pelas orgnizações estaduais e terão apoio operacional da Rede Brasil. Os membros do HUB ODS terão acesso a programas, treinamentos, capacitações e eventos organizados pelo hub.

“A criação do HUB ODS é uma estratégia fundamental para acelerar o alcance dos ODS. Entramos na Década da Ação e precisamos mobilizar cada vez mais empresas e lideranças para cumprir sua responsabilidade com a humanidade. Minas Gerais será a pioneira na iniciativa, fazendo jus à história do Estado que possui lideranças de todos os setores comprometidas com o desenvolvimento econômico e a prosperidade social. Minas tem tradição em vários setores econômicos e temos a certeza de que podemos fazer ainda melhor”, afirmou Marina Spínola, diretora da Fundação Dom Cabral e representante da Rede Desafio 2030.

O segundo HUB ODS será lançado no dia 4 de dezembro, no Paraná. No estado, a parceria da Rede Brasil do Pacto Global da ONU é com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

 

Assista ao webinar de lançamento do Hub Minas Gerais

 

Rede Brasil do Pacto Global lança o HUB ODS no Paraná
Rede Brasil assina compromisso pela integridade da cadeia produtiva
Declaração de Sanda Ojiambo, CEO e Diretora-executiva do Pacto Global, sobre a morte de João Alberto Silveira Freitas

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV
Klabin