Pandemia pode aumentar violações a direitos humanos

Especialistas discutem relação entre direitos humanos, trabalho e Covid-19 no projeto Quarentena com o Pacto

Abril de 2020 – A crise econômica gerada pela pandemia aumenta a vulnerabilidade de alguns grupos sociais e pode levar a violações de direitos humanos. Nesta quarta-feira (22), convidamos um grupo de especialistas de diferentes instituições para compartilhar a sua visão sobre o tema durante a série de webinars Quarentena com o Pacto. O evento foi transmitido ao vivo pelo portal Ecoa, do UOL.

Angela Terto, Assessora Nacional no ACNUDH (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos), compartilhou uma visão geral dos impactos da pandemia no tema, entre eles, o aumento da carga de trabalho para mulheres e o aumento da violência contra grupos minoritários. A especialista relembrou marcos de referência na área, como os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos, que podem guiar a atuação das companhias neste momento.

José Ribeiro, Oficial em Geração de Conhecimento para a Promoção do Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), compartilhou diversos dados que destacam a vulnerabilidade econômica de alguns grupos sociais. Para ele, o auxílio emergencial é uma medida fundamental para auxiliar trabalhadores informais. 

O psicanalista Laerte Sznelwar, professor da Escola Politécnica da USP e pesquisador integrante da equipe de psicodinâmica do trabalho no Institut de Psycodynamique du Travail, em Paris, destacou a relação entre trabalho e sofrimento em meio a pandemia. Para ele, deveríamos adotar uma nova postura enquanto sociedade após a crise, promovendo um trabalho que não cause dano, mas promova o desenvolvimento e a ética das pessoas.

Por fim, Denise Hills, Diretora Global de Sustentabilidade da Natura, representou o setor empresarial e divulgou como a empresa tem atuado durante a pandemia. Entre as ações da companhia, estão a adaptação de fábricas para a produção de álcool gel, a manutenção de empregos e campanhas entre funcionários e colaboradores.

Assista ao webinar completo abaixo:

Confira as próximas datas de webinars do Quarentena com o Pacto
Webinar discute impacto da pandemia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
CEPAL reconhece cases de sustentabilidade em webinar com Rede Brasil

NOSSOS PARCEIROS