Quase 10% das empresas já desenvolvem iniciativas externas para conter a crise do coronavírus

Rede Brasil do Pacto Global lança cartilha para ajudar CEOs a liderar durante a pandemia

São Paulo, 20 de março de 2020 – As empresas brasileiras já começaram a adotar medidas externas para conter a crise gerada pela pandemia de coronavírus. Questionário elaborado pela Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa de sustentabilidade corporativa da ONU, verificou que quase 10% estão desenvolvendo medidas para conter ou limitar o avanço da Covid-19, como a doação de equipamentos ou insumos a hospitais, por exemplo. A pesquisa foi respondida por 70 organizações, entre os dias 18 e 20 de março de 2020. 

Entre as medidas mais comuns promovidas pelas empresas para a contenção do avanço do vírus está a adoção de políticas de home office. A maior parte, 77%, implementou algum tipo de trabalho remoto. Sempre que possível, os trabalhadores estão exercendo as atividades de suas casas e quando isto não é possível para todos, é priorizado para indivíduos mais vulneráveis. As reuniões presenciais e viagens também têm sido evitadas pela maioria das organizações (95%).

Outra forma apontada para conter a disseminação do vírus é a adoção de canais para esclarecimento de dúvidas: 90% divulgam informações de prevenção em canais internos e possuem profissionais da saúde disponíveis para tirar dúvidas. Já 60% estão desenvolvendo formas de mapear sintomas entre funcionários, que recebem orientações sobre como proceder caso haja risco de contaminação.

Responderam ao questionário desenvolvido pela Rede Brasil do Pacto Global empresas dos setores de energia, moda e beleza, saúde, indústria química, serviços jurídicos, terceiro setor, infraestrutura, alimentação, serviços financeiros, educação, agronegócio e consultorias.

Guia para lideranças

Para aumentar aumentar o engajamento do setor empresarial com ações voltadas a seus funcionários e sociedade, a Rede lançou o Guia para CEOs e Lideranças – como liderar na crise da Covid-19. O documento, de seis páginas, reúne sugestões de como as empresas podem lidar com a prevenção e suporte a vítimas no local de trabalho e realizando ações para a sociedade. 

Essa e outras iniciativas da Rede Brasil do Pacto Global no apoio às empresas durante a crise do coronavírus serão compiladas na página Pacto contra a Covid-19. Esse espaço reúne ainda  boas práticas de empresas, como a doação de álcool-gel a hospitais promovida por Ambev e Boticário e o estabelecimento de horários especiais de funcionamento a grupos de risco, feito pelo Grupo Pão de Açúcar. Outros cases serão inserido no decorrer da crise.

 

Conheça os novos conselheiros da Rede Brasil do Pacto Global
Quase 10% das empresas já desenvolvem iniciativas externas para conter a crise do coronavírus
A resposta das empresas ao surto de COVID-19