Setor Empresarial tem programação com Rede Brasil na Semana do Clima em Salvador

14 de agosto de 2019 - A Rede Brasil sela mais um compromisso com a ação climática ao marcar presença na Semana do Clima da América Latina e Caribe, realizada em Salvador (BA), entre os dias 19 e 23 de agosto. Encontros e workshops fazem parte da programação e fortalecem a presença do setor privado na discussão sobre a mudança do clima e suas consequências. Entre os temas discutidos, estão a adaptação da indústria química à mudança do clima; a importância das metas baseadas na ciência para reduzir o aumento de temperatura global; e as parcerias entre estado e setor privado para promover economias de zero carbono.

Em meio a crescentes apelos por uma ação climática mais forte e mais rápida, a Semana do Clima da America Latina e Caribe (em inglês Latin America and Caribbean Climate Week, ou LACCW) deverá impulsionar a resposta da região ao tema. Os resultados do evento alimentarão a Cúpula do Clima, que acontece no dia 23 de setembro na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.  Líderes mundiais, formuladores de políticas públicas e atores regionais e globais trabalharão com subtemas que se alinham a quatro dos nove eixos da Cúpula do Clima: transição energética, transição da indústria, infraestrutura, cidades e governos locais; e soluções baseadas na natureza.

Ao reunir o setor privado, a Rede Brasil mostra que o cenário industrial com emissão de zero carbono está mais próximo da realidade do que se imagina. Segundo relatório Emissions Gap Report da ONU Meio Ambiente, o mundo já provê de tecnologias e soluções suficientes para limitar o aumento da temperatura global a 1,5º C acima dos níveis pré-industriais. Os próximos anos, no entanto, serão decisivos para a implementação de ações multissetoriais que garantam a estabilidade do clima. A Rede Brasil contibui com o movimento por meio do Action4Climate, um programa de soluções e capacitações que abordam a mudança do clima em três frentes: mitigação, adaptação e meios de implementação. 

Para participar da programação, é preciso antes se inscrever no site da Semana do Clima. Confira os eventos promovidos pela Rede Brasil do Pacto Global:

 

How is the chemical industry preparing for climate change? Adaptation in the light of economic opportunities for a low carbon economy in Brazil | Como a indústria química está se preparando para a mudança do clima? Adaptação à luz das oportunidades econômicas para uma economia de baixo carbono no Brasil

Este será o espaço para compartilhar experiências sobre como a indústria química brasileira se prepara para a adaptação, ao mesmo tempo em que está em transição para a economia de baixo carbono. 

Realização: Rede Brasil do Pacto Global, ICCA, ABIQUIM

Data: 19/08/2019 | Hora: 9:00 - 12:30

Local: Cidade do Clima (Salvador Hall) Av. Luís Viana Filho, s/n, Salvador | Sala: SDG 11

Inscrições

 

Workshop on Science Based Targets: Why and how to engage? | Metas Baseadas na Ciência: Por que e como se engajar?

Oficina tem como objetivo dar uma visão geral sobre o conceito de metas baseadas na ciência, além de explicar por que é importante se engajar no Science Based targets Initiative (SBTi) - iniciativa que defende o estabelecimento de metas baseadas na ciência como uma maneira poderosa de aumentar a vantagem competitiva das empresas na transição para a economia de baixo carbono.

Realização: Rede Brasil do Pacto Global e Science Based targets Initiative (CDP, UNGC, WRI e WWF)

Data: 19/08/2019 | Hora: 14:30 - 18:00

Local: Cidade do Clima (Salvador Hall) Av. Luís Viana Filho, s/n, Salvador | Sala: SDG 11

Inscrições

 

The Ambition Loop: How Business and Government Can Advance Policies that Fast Track Zero-Carbon Economic Growth | O ciclo de ambição: Como os negócios e o governo podem promover políticas que aceleram o crescimento econômico de zero carbono

O Ciclo de Ambição - ou Ambition Loop, em inglês - é um ciclo de feedback positivo no qual políticas governamentais audaciosas e lideranças do setor privado se reforçam mutuamente e, juntas, levam a ação climática ao próximo nível.  O tema será tratado em oficina, que também visa explorar casos de resposta positiva do Ciclo de Ambição em Energia Elétrica, Transporte e Terra e Floresta - as principais áreas que os governos têm concentrado esforços para acelerar a ação. 

Realização: Rede Brasil do Pacto Global e United Nations Global Compact | Apoio: MRV

Data: 20/08/2019 | Hora: 9:00 - 12:30

Local: Cidade do Clima (Salvador Hall) Av. Luís Viana Filho, s/n, Salvador | Sala: SDG 9

Inscrições

 

Jantar com a Iniciativa Empresarial em Clima

Conheça as ações da coalização empresarial de enfrentamento à mudanças do clima. Rede Brasil é a secretaria executiva da iniciativa. 

Organização: Iniciativa Empresarial em Clima (CDP, CEBDS, Ethos, FGVCes e Rede Brasil do Pacto Global)

Data: 21/08/2019 | Hora: 19:00 - 22:00

Local: (tbc), Salvador

Inscrições

 

 

Mais signatárias da Rede Brasil se unem à mobilização #AceitaEstaCaneta
Empoderando Refugiadas encerra série de workshops em SP com o tema educação financeira
Guia Exame de Sustentabilidade reconhece 47 empresas da Rede Brasil
Confira a programação da Rede Brasil no World Toilet Summit
Refugiadas participam de workshop sobre redes sociais e empreendedorismo
Líder com Impacto e CEO deixa recado sobre a campanha #AceitaEstaCaneta
Rede Brasil participa da Conferência Brasileira de Mudança do Clima
Refugiadas compartilham experiências sobre empreendedorismo em São Paulo
Mulheres refugiadas são treinadas em leis trabalhistas e canais de denúncia de violência de gênero em SP
#AceitaEstaCaneta: saiba como participar da campanha pelo clima da Rede Brasil
Rede Brasil lança workshops de integração dos ODS no setor elétrico
Treinamento Avaliação em Riscos de Corrupção (São Paulo)