Mostrar Aviso
Imagem do movimento -

Imagem do movimento -

Icone do movimento -
Imagem do O que é o movimento?

O que é o movimento?

O Movimento Impacto Amazônia é uma iniciativa de aceleração que visa fortalecer a atuação em rede e o papel catalisador do Pacto Global - Rede Brasil na conservação da Amazônia. Seus principais objetivos são mobilizar empresas e suas cadeias produtivas para abordar questões relacionadas à manutenção da floresta amazônica, bem como a promoção de práticas sustentáveis na região, por meio de ações individuais, setoriais e intersetoriais. Isso porque a conservação da Amazônia é uma das prioridades chave para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Icone 2 do O que é o movimento?

O que queremos

Compromisso Empresarial

Garantir que a operação da empresa e seus produtos não contribuam com desmatamento.
Desenvolver ao menos um projeto até 2030 que colabore com a manutenção da floresta viva no território da Amazônia Legal.

PRINCIPAIS

Números

Icone do item de compromisso com o numero de 05

05

Empresas comprometidas
Icone do item de compromisso com o numero de 02

02

Empresas Embaixadoras

Como vamos trabalhar

O Movimento Impacto Amazônia irá construir uma trilha de conhecimento científico sobre conservação e inovação na região, estabelecendo compromissos com setores chave alinhados às legislações ambientais para desenvolver planos de ação.
Implementaremos uma ferramenta para as empresas identificarem seu estágio no combate ao desmatamento e apoiaremos projetos de bioeconomia e restauração, com protagonismo de comunidades locais, a fim de construirmos e promovermos o desenvolvimento sustentável.


Responsabilidade Regulatória

Socioambiental

Engajar com atores do setor público numa ação conjunta, com vistas a representar o setor privado quanto à aplicação da legislação ambiental


Uso Responsável do

Solo

Garantir que as operações e os produtos das empresas não contribuam com o desmatamento da Amazônia.

Subpilares:
2.1 Pacto Setorial
2.2 Devida Diligência
2.3 Águas da Amazônia


Floresta

Viva

Projetos com foco na manutenção da floresta viva até 2030, considerando a importância da bioeconomia local e o protagonismo dos povos indígenas e das comunidades tradicionais em manter a floresta viva.

Subpilares:
3.1 Bioeconomia 
3.2 Povos indígenas e comunidades tradicionais

Monitoramento

O monitoramento se dará por meio do Observatório 2030 da Rede Brasil do Pacto Global, que coletará dados públicos (relatórios integrados, registro público de emissões do GHG Protocol, CDP, entre outros).

Empresas Embaixadoras

Empresas comprometidas

Formas de Engajamento

Empresa Comprometida:
Acesso a jornadas gratuitas de construção do conhecimento, que contam com eventos abertos, grupos de trabalho, cases, painéis e workshops.

Empresa Embaixadora:
Para empresas comprometidas que querem ter papel protagonista e de viabilização das ações do Movimento. Algumas contrapartidas incluem participação no Comitê Consultivo, jornada premium e convite a eventos nacionais e internacionais.

Jornada Premium:
Jornada de construção de conhecimento para empresas comprometidas que desejam ir além e contratam atividades desenvolvidas exclusivamente para elas, incluindo mentorias, workshops in company e/ou para alta liderança.

Como aderir

Inscreva-se para receber mais informações.

Importante: É necessário ser empresa participante do Pacto Global - Rede Brasil para aderir ao Movimento Impacto Amazônia

Cadastro de interesse

Se a sua empresa já é participante do Pacto Global, entre em contato para saber como aderir ao Movimento Impacto Amazônia:

Dúvidas Frequentes

O Movimento Impacto Amazônia é uma iniciativa de aceleração que visa fortalecer a atuação em rede e o papel catalisador do Pacto Global – Rede Brasil - Rede Brasil na conservação da Amazônia. Seus principais objetivos são mobilizar empresas e suas cadeias produtivas para abordar questões relacionadas à manutenção da floresta amazônica, bem como a promoção de práticas sustentáveis na região, por meio de ações individuais, setoriais e intersetoriais. Isso porque a conservação da Amazônia é uma das prioridades chave para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

A Floresta Amazônica realiza serviços ecossistêmicos relevantes para a regulação climática no mundo, armazenando nas árvores e raízes 100 Giga toneladas de carbono (NOBRE, 2002)[1], o que equivale a 10 anos de queima de combustíveis fósseis do planeta. Entretanto, nos últimos 35 anos, o Bioma perdeu 9,7% da cobertura vegetal originária, sendo o Brasil o país com maior percentual de desmatamento, em torno de 19% (MAPBIOMAS, 2022)[2], e 70% das emissões de GEE advêm do desmatamento (CHAVES, 2021)[3]. Os instrumentos regulatórios existem, mas carecem de eficácia, a exemplo do Cadastro Ambiental Rural – CAR, bem como sua validação, presentes na Lei de Proteção da Vegetação Nativa[4].No ano de 2023, em pesquisa realizada com mais de 160 empresas participantes do Pacto Global – Rede Brasil - Rede Brasil, a maior parte (58,54%) informa que já realizou análise dos riscos para sua operação diante da crise climática. Entretanto, 79,27% das empresas respondentes não analisaram o risco da cadeia de fornecimento em relação a envolvimento com o desmatamento da Amazônia, e o Bioma Amazônico é de extrema relevância para a regulação climática mundial. Outro dado que a pesquisa revelou foi que apenas 32,93% das empresas respondentes possuem algum mecanismo de garantia da origem dos insumos ou produtos, como sistema de rastreabilidade, certificação de origem ou alguma tecnologia que evidencie a fonte do produto; e 64,63% não incluiu, em seus contratos com fornecedores, cláusulas referentes ao compromisso com o não desmatamento da Amazônia.Referências:[1] NOBRE, Carlos. O balanço de carbono da Amazônia brasileira. 2002. 16(45):81–90.[2] MAPBIOMAS Amazônia. Coleção 4.0 de mapas anuais de cobertura e uso do solo na Amazônia. 2022.[3] CHAVES, Leandro. Brasil foi responsável por 70% das emissões de CO2 por desmatamento na Pan-Amazônia nos últimos 35 anos. InfoAmazonia. 2021. Disponível em: https://infoamazonia.org.[4] BRASIL. Lei Nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Dispõe sobre a proteção e vegetação nativa. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2012.

Mover o setor empresarial brasileiro para combater o desmatamento na Amazônia, por meio de ações individuais, setoriais e intersetoriais. 

Ao assinar a carta do Movimento Impacto Amazônia, a empresa se compromete à:
  • Garantir que a operação da empresa e seus produtos não contribuam com desmatamento; e/ou 
  • Desenvolver ao menos um projeto até 2030 que colabore com a manutenção da floresta viva. 
É possível se comprometer com apenas uma meta ou com ambas.

Há duas formas de aderir ao Movimento:Como Empresa Comprometida: Avalie a proposta do movimento e defina em qual jornada participará: FREE (gratuita) ou PREMIUM (valores variam – consulte a gestão do Movimento para mais informações). A carta compromisso deve ser assinada pela pessoa CEO da empresa e enviada para o e-mail [email protected] (caso não tenha a carta compromisso, solicite para este mesmo e-mail).Como Empresa Embaixadora: Caso tenha interesse em ser ainda mais protagonista nos ODS 2, 12, 13 e 15, avalie ser uma Empresa Embaixadora, com contrapartidas especiais. Entre em contato com o movimento em [email protected]

Outros Movimentos