Organização:
Grupo Boticário

Região:
Nacional

ODS Principal:
Vida na Água

Outros ODS:

Controle da “ecotoxicidade” de produtos enxaguáveis: Ferramenta para medir o impacto ao meio ambiente dos produtos enxaguáveis.  - Grupo Boticário

Quando efluentes sem tratamento adequado atingem rios e outros corpos d'água, substâncias presentes em produtos de higiene pessoal e cosméticos podem afetar negativamente a qualidade do ecossistema e a condição de vida dos seres que nele habitam.

Com a finalidade de enfrentar esse problema, o Grupo Boticário, em iniciativa inédita, desenvolveu uma ferramenta para calcular o impacto ambiental de seus produtos enxaguáveis, que incluem xampus, sabonetes, condicionadores, esfoliantes corporais e inclusive protetores solares.

Registrada como I.A.R.A ™ (Índice de Avaliação de Risco Ambiental), a ferramenta estima o impacto desses produtos no ambiente aquático com base em três parâmetros: biodegradação (capacidade do ingrediente de se decompor na natureza), bioacumulação (capacidade da substância acumular ao longo da cadeia alimentar) e toxicidade aquática (efeitos adversos sobre os organismos aquáticos). 

A ferramenta foi desenvolvida em 2015. Até agora, grande parte das fórmulas enxaguáveis das marcas pertencentes ao Grupo Boticário — Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice? Beauty Box, Vult, Multi B — já foram formuladas com menor impacto ambiental devido à utilização da ferramenta I.A.R.A ™.

Até 2030, a companhia assume o compromisso de 100% dos produtos lançados tenham menor impacto na água.Além de se antecipar a eventuais marcos regulatórios, a investida do Grupo Boticário vai ao encontro de uma demanda crescente por produtos mais ambientalmente amigáveis e à própria estratégia corporativa da empresa. Neste contexto, a empresa torna-se uma referência científica e mercadológica no tema, além de dar transparência para o consumidor por meio do selo "menor impacto na água", que aproxima esse conceito ao cotidiano dos que buscam diferenciais em sustentabilidade.

Saiba mais clicando aqui.

Empresa desenvolve projetos e repensa formatos após participação no Ambição pelos ODS
SPIC Brasil assume compromisso com 100% transparência
Eletrobras avança no atingimento de suas metas alinhadas aos ODS e amplia seus compromissos com a sustentabilidade
Igualdade de gênero e incentivo à diversidade
A jornada de integração dos ODS da Afya impulsiona o valor e crescimento da empresa
Controle da “ecotoxicidade” de produtos enxaguáveis: Ferramenta para medir o impacto ao meio ambiente dos produtos enxaguáveis. 
Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

AEGEA
Ambipar
Klabin
MRV