Organização:
Caixa

Região:
Nacional

ODS Principal:
Ação Contra a Mudança Global do Clima

Outros ODS:

Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030) - Caixa

O tema da sustentabilidade tem se tornado cada vez mais central no processo de tomada de decisões de investidores. Nesse contexto, têm surgido opções de financiamento para projetos sustentáveis, alinhados às metas preconizada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No entanto, o Brasil ainda carece de alternativas dessa natureza no Brasil, o que dificulta a criação de uma massa crítica de investidores interessados em alocar recursos para iniciativas alinhadas a práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês).

Com base nessa necessidade, a Caixa desenvolveu seu projeto Investir para Causar, que consiste em uma família de fundos de investimento cujos recursos são direcionados a ativos ou arranjos financeiros voltados à solução de problemas ambientais ou sociais. Esses produtos, dos quais green bonds e SDG bonds são alguns exemplos, são direcionados a investidores que busquem conciliar o retorno financeiro ao impacto socioambiental.

A iniciativa integrou o Inova 2030, que é o programa de aceleração promovido pela Rede Brasil do Pacto Global.

Dada a urgência da questão das mudanças climáticas, a Caixa optou por criar um fundo voltado especificamente a esse tema em seu projeto-piloto. A iniciativa encontra-se atualmente no estágio de aprovação por diversas instâncias da instituição, a fim de que seu modelo seja validado.  Um dos pontos em análise é a definição da natureza do mecanismo – se será um fundo de ações, de outros fundos ou multimercado, entre outras categorias. 

A perspectiva é a de que, em um ano, o projeto já tenha sido lançado – e que, em três anos, seja possível aumentar a família de fundos e abordar outros temas relacionados aos ODS.

 

 

Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)
Formação de profissionais (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV