Organização:
Ambev

Região:
Nacional

ODS Principal:
Parcerias e Meios de Implementação

Outros ODS:
1, 4, 8

Empreendedorismo para ONGs (Finalista do Prêmio ODS) - Ambev

A importante contribuição de diversas organizações não-governamentais (ONGs) no combate aos problemas sociais do país muitas vezes esbarra na falta de recursos e conhecimento dessas organizações para administrar suas atividades. Com isso, muitas iniciativas importantes, com potencial de mudar as vidas de pessoas em situação de vulnerabilidade, acabam tendo um raio de ação menor do que o desejado. Dessa forma, a Cervejaria Ambev criou o projeto VOA, que busca incentivar a adoção de ferramentas, métodos e processos de empreendedorismo por ONGs para permitir que suas ações tenham um impacto mais expressivo e atinjam um universo maior de pessoas. 

A iniciativa consiste em um curso em gestão com conteúdo sobre orçamento, planejamento estratégico, captação de recursos, metas e indicadores, que é oferecido de forma gratuita às ONGs. São realizados ao longo do ano encontros presenciais, divididos em módulos, nos quais baseados no modelo que a própria Ambev desenvolveu e que aplica em seu dia a dia. O VOA conta com a mentoria de funcionários da companhia, que “adotam” participantes do projeto e compartilham seus conhecimentos com as ONGs. 

 

Resultado

Ao longo de 2018, mais de 700 funcionários da Ambev se voluntariam para atuar no programa – um grupo composto por colaboradores de todas as áreas da empresa, incluindo vice-presidentes, diretores, gerentes e o CEO Bernardo Paiva. Ao todo, esses funcionários dedicaram mais de 12 mil horas – o que equivaleria a quase R$ 12 milhões em consultoria, levando-se em conta a remuneração média de um profissional dessa área no mercado brasileiro. Além de contribuir para alavancar a atuação das ONGs participantes, o VOA também estimula nos colaboradores da Ambev o engajamento com o trabalho voluntário.

Mais de 2 mil organizações se interessaram pelo VOA, e foram selecionadas para participar 185 ONGs – cujas atividades impactam sobre um universo de 2 milhões de pessoas. Ao término, essas organizações apresentaram um projeto prático baseado no aprendizado recebido, e a melhor iniciativa do ano – a do Instituto Pró-Saber SP – recebeu apoio financeiro para sua atuação junto às crianças da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo (SP). 

 

Projetos para mudar o mundo (Finalista Prêmio ODS)
Vida nova para as matérias-primas (Finalista do Prêmio ODS)
Estímulo à imaginação (Finalista do Prêmio ODS)
Preservação ambiental na sala de aula (Finalista do Prêmio ODS)
Contra a exploração sexual (Finalista do Prêmio ODS)
Valorização da neurodiversidade (Finalista do Prêmio ODS)
Educação para a sustentabilidade (Finalista do Prêmio ODS)
Controle e segurança no gerenciamento ambiental (Finalista do Prêmio ODS)
Plástico limpo e seguro (Finalista do Prêmio ODS)
O desafio do lixo eletrônico (Finalista do Prêmio ODS)
Acessibilidade e inclusão (Finalista do Prêmio ODS)
O poder das finanças locais (Finalista do Prêmio ODS)