Organização:
Klabin

Região:
Nordeste

ODS Principal:
Parcerias e Meios de Implementação

Outros ODS:
4, 8, 10, 12

Desenvolvimento com participação de todos - Klabin

17.16 Reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável em todos os países, particularmente nos países em desenvolvimento

 

O Fórum de Desenvolvimento Local Goiana em Ação foi criado pela Klabin no município de Goiana (PE) com a finalidade de auxiliar importantes atores locais, pertencentes a diversos segmentos, a definirem uma agenda de desenvolvimento territorial para a comunidade, pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

A proposta é buscar, de forma conjunta, um novo modelo de gestão do território com base na discussão de soluções, no qual as empresas não são as protagonistas, mas atuam como os demais – todos interessados em encontrar respostas capazes de contribuir para o desenvolvimento local sustentável. 

Para levar o projeto adiante, as principais etapas seriam realizar um diagnóstico aprofundado, adequado para a realidade local, e formar um grupo de protagonistas preocupados em solucionar os desafios, em uma assembleia suprapartidária, plurirreligiosa, intolerante à discriminação e que preze pelo diálogo entre os participantes.

A fim de mensurar os itens da qualidade de vida do território, permitindo identificar de forma mais eficiente a realidade do município e indicar as prioridades a serem trabalhadas no Fórum, aplicou-se o Índice de Progresso Social (IPS). 

Seus resultados foram cruzados com os temas levantados pela matriz “Goiana de nossos sonhos”, e geraram o grupo Goiana em Ação, que prioriza e elabora ações para a nova agenda de desenvolvimento, pautada nos temas educação; emprego e renda; turismo; e cultura. Entre as atividades realizadas, ocorreu o lançamento do IPS, que convidou novos integrantes para o grupo, desenvolveu-se uma programação cultural sobre tradição local e efetuou-se o diagnóstico sobre a educação e novas formas de investimento. 

A iniciativa prevê ainda treinar o município para que se aproprie dos resultados do IPS e das metas dos ODS, podendo utilizá-los para basear políticas públicas, assim como a entrega de plataforma online e pública dos dados obtidos.

Projetos para mudar o mundo (Finalista Prêmio ODS)
Vida nova para as matérias-primas (Finalista do Prêmio ODS)
Estímulo à imaginação (Finalista do Prêmio ODS)
Preservação ambiental na sala de aula (Finalista do Prêmio ODS)
Contra a exploração sexual (Finalista do Prêmio ODS)
Valorização da neurodiversidade (Finalista do Prêmio ODS)
Educação para a sustentabilidade (Finalista do Prêmio ODS)
Controle e segurança no gerenciamento ambiental (Finalista do Prêmio ODS)
Plástico limpo e seguro (Finalista do Prêmio ODS)
O desafio do lixo eletrônico (Finalista do Prêmio ODS)
Acessibilidade e inclusão (Finalista do Prêmio ODS)
O poder das finanças locais (Finalista do Prêmio ODS)