Organização:
Foxtime

Região:

ODS Principal:
Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Outros ODS:
1, 4, 5, 10, 17

Dignidade para refugiadas - Foxtime

8.8 Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes, e pessoas em empregos precários

 

Os refugiados, hoje, estão no centro dos debates mundiais. Novos padrões de convivência e relacionamento precisarão ser estabelecidos, de forma a integrar essas pessoas de forma digna e justa aos países onde buscarem abrigo. 

Em 2015, o Grupo Temático de Direitos Humanos da Rede Brasil do Pacto Global, em parceria com a ONU Mulheres e a Acnur, estabeleceu o projeto Empoderando Refugiadas. 

Ele busca garantir que as mulheres que procuram refúgio no Brasil conheçam seus direitos e tenham acesso aos meios necessários para seu empoderamento econômico.

Alguns dos desafios têm sido combater a desinformação da iniciativa privada a respeito da legislação trabalhista e o preconceito na distribuição das oportunidades de emprego. 

A Foxtime é responsável pelo coaching e por engajar empresas a contratarem as participantes.

O Empoderando Refugiadas acompanha grupos de 30 a 35 mulheres durante quatro meses. São promovidos workshops para orientá-las na busca de emprego e disseminadas informações sobre empreendedorismo, direitos e cultura brasileira. 

Elas contam ainda com o apoio de mentores. As iniciativas promovem a integração dessas mulheres ao país e networking, além de aumentar sua autoconfiança. Elas passam por entrevistas e avaliações na Foxtime, que elabora um parecer profissional de cada uma e o encaminha aos parceiros do projeto, além de incentivar seus clientes a contratarem essas profissionais. 

Participaram das duas primeiras edições 80 pessoas: 22 foram admitidas por empresas e outras abriram seus negócios. Todas tiveram acesso gratuito a treinamentos oferecidos por companhias parceiras, e 40 receberam aconselhamento profissional individualizado nas sessões de coaching da Foxtime. 

O programa impactou 350 pessoas por meio da cartilha Contratação de Refugiados e Refugiadas no Brasil e do mini-documentário Recomeços. 

A empresa divulga o assunto em suas palestras e webinars. 

Projetos para mudar o mundo (Finalista Prêmio ODS)
Vida nova para as matérias-primas (Finalista do Prêmio ODS)
Estímulo à imaginação (Finalista do Prêmio ODS)
Preservação ambiental na sala de aula (Finalista do Prêmio ODS)
Contra a exploração sexual (Finalista do Prêmio ODS)
Valorização da neurodiversidade (Finalista do Prêmio ODS)
Educação para a sustentabilidade (Finalista do Prêmio ODS)
Controle e segurança no gerenciamento ambiental (Finalista do Prêmio ODS)
Plástico limpo e seguro (Finalista do Prêmio ODS)
O desafio do lixo eletrônico (Finalista do Prêmio ODS)
Acessibilidade e inclusão (Finalista do Prêmio ODS)
O poder das finanças locais (Finalista do Prêmio ODS)