Alinhada aos padrões de reporte já existentes, como o GRI e o CDP, a CoP tem como objetivo auxiliar as empresas em seus processos de gestão de indicadores de sustentabilidade, enquanto aumentam a transparência de informações para quem possa interessar.
A Comunicação de Progresso (CoP), obrigatória para todas as empresas participantes do Pacto Global, traz algumas novidades neste ano. As mudanças visam melhorar o suporte aos participantes durante a jornada de sustentabilidade, gerando dados de alta qualidade para o desenvolvimento de iniciativas.
Entre elas estão:
Os materiais de apoio irão ajudar a extrair o máximo de informações de seus resultados para a CoP:
Acompanhe aqui os modelos dos questionários que deverão ser preenchidos a partir de 2024:
Demonstração na plataforma digital da CoP – 2025
Acesse abaixo todos os documentos adicionais relacionados à Comunicação de Progresso 2024:
Questionário CoP 2024 em PDF
Questionário CoP 2024 interativo
Modelo de Declaração do CEO CoP
FAQ CoP 2024
Demonstração da Plataforma Digital CoP
Política de Alterações na CoP 2024
Quando devo enviar minha CoP?
Todas as empresas devem enviar a CoP no período de envio universal entre de março e junho, com informações referentes ao ano anterior. Entretanto, no ano de 2025 o envio se iniciará em 01 abril e irá até 31de julho. Para acessar o sistema, é necessário que a pessoa seja ponto de contato da empresa no Pacto Global, tendo cadastro na área restrita do nosso site: https://unglobalcompact.org/login
Se eu enviei em 2024, preciso enviar em 2025?
Sim, a CoP é um requisito anual.
Se entrei este ano, preciso preencher a CoP no ano que vem?
Participantes que aderiram ai Pacto Global em 2025, só precisarão fazer o envio em 2026. Todos os Participantes que aderiram em 2024 precisarão enviar a CoP 2025. Caso sua empresa tenha aderido ao Pacto Global a partir do segundo semestre de 2024, ela poderá optar por deixar as respostas da primeira CoP no “modo privado”, sendo acessível apenas para os funcionários do Pacto Global.
Quais dados devo usar para o CoP?
Solicitamos que você relate usando dados mais recentes dos últimos doze meses. Esse processo de coleta de dados deverá ter sido feito nos doze meses anteriores à apresentação da CoP. Por exemplo, se sua empresa encerrar seu processo de coleta de dados em julho de 2024, ela poderá usar esses dados para concluir sua CoP de 2025.
Ainda podemos relatar com base em nosso ano fiscal? Qual dados devemos utilizar?
As empresas devem utilizar os dados mais recentes, coletados no ano anterior.
Por que precisamos fazer isso se já temos o CEO fazendo uma declaração no relatório anual/relatório de sustentabilidade etc. Podemos usar isso em vez da declaração?
Relatórios, como um relatório de sustentabilidade, não são uma exigência da nova CoP (e sua inclusão como anexo é opcional e não substitui o ao preenchimento do formulário). Você precisará preencher a declaração do CEO na plataforma digital para atender ao requisito.
É possível assinar em nome do CEO?
Sim, é possível. Entendemos que a pessoa preenchendo a CoP está autorizada a fazer o envio de todas as informações em nome da empresa, inclusive a declaração do CEO. Em todo caso, será o nome do CEO a ser apresentado publicamente na declaração do CEO no perfil da empresa.
As subsidiárias que fazem parte de uma rede local diferente do GC precisam publicar seu próprio COP ou apenas a empresa mãe precisa publicá-lo?
Sim. As subsidiárias cuja CoP foi coberta pela Matriz continuarão a ser cobertas pela CoP da Matriz. Solicite a equipe do Pacto Global, por meio do e-mail [email protected], para que essa configuração seja feita.
Haverá um elemento de pontuação?
O Pacto Global não pontuará as respostas da CoP nem classificará as empresas com base em suas respostas.
Em seu FAQ você diz que a UNGC não desenvolverá ranking de pontuação, mas você diz que é possível a empresa ver o painel de dados (por setor ou geografia). Então, que tipo de informação sobre outras empresas veremos? Como será nosso feedback do UNGC?
Planejamos mostrar um subconjunto de perguntas, onde um participante poderá visualizar suas respostas em relação a conjuntos de pares agregados por setor, geografia e tamanho da empresa. Eles não poderão destacar um par específico em relação aos dados agregados (no entanto, todas as respostas individuais de cada empresa podem ser acessadas no perfil público da empresa no site do Pacto Global).
A outra preocupação que tenho e talvez precise entrar na decisão das empresas de participar é que é mais um questionário de 66 perguntas a ser preenchido e durante o tempo de relatório de sustentabilidade.
A nova CoP é um relatório especificamente adaptado aos Dez Princípios do Pacto Global e foi projetada para aumentar a transparência e ajudar a impulsionar a sustentabilidade dos negócios dos participantes. Empresas que já divulgam usando padrões como GRI ou CDP já terão as informações necessárias disponíveis para preencher o questionário CoP.