A Vibra Energia deu um passo relevante em sua atuação de responsabilidade social ao adotar a causa “Exploração Sexual Zero” como foco central de suas ações em 2024. A iniciativa foi aprovada pela Diretoria Executiva e se conecta diretamente ao setor de transporte e aos postos em rodovias, onde a empresa está presente. O objetivo foi gerar impacto […]
A Vibra Energia deu um passo relevante em sua atuação de responsabilidade social ao adotar a causa “Exploração Sexual Zero” como foco central de suas ações em 2024. A iniciativa foi aprovada pela Diretoria Executiva e se conecta diretamente ao setor de transporte e aos postos em rodovias, onde a empresa está presente. O objetivo foi gerar impacto real e transformador, ampliando a visibilidade sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil.
A campanha teve como ponto alto o mês de maio, quando a empresa estruturou ações direcionadas a públicos estratégicos: líderes, colaboradores, revendedores, equipes de postos, transportadores, motoristas e consumidores. Entre os destaques, estão a capacitação de mais de 5.000 profissionais dos postos, a formação de 58 multiplicadores internos, e o alcance de 10.000 motoristas parceiros por meio do programa Motorista Deztaque.
A comunicação foi peça-chave para o sucesso da mobilização. A identidade visual foi desenvolvida pela agência África, em colaboração com Eva Dengler, especialista no tema. A campanha se desdobrou em diversas frentes, incluindo lives, oficinas internas, ações em eventos corporativos e feiras de negócios como o Vem de Vibra, que reuniu cerca de 4.000 revendedores. Durante o evento, também foi lançada uma campanha de doação em parceria com a Childhood Brasil, que arrecadou mais de R$ 40 mil para projetos de combate à violência sexual infantojuvenil.
A Vibra ainda aproveitou espaços publicitários já contratados para dar visibilidade ao tema, como banners na Ponte Rio-Niterói, ações na Stock Car, inserções na Band, além de branded content com Marie Claire, CNN e Folha de S. Paulo. A campanha contou também com o apoio de influencers como Thaynara OG, totalizando um impacto estimado de 2 milhões de pessoas nas redes sociais.
Internamente, a causa foi reforçada por meio de campanhas com os pontos focais de comunicação das unidades operacionais, que receberam verba para produção de materiais locais. Ao todo, 56 unidades participaram das ações, com destaque para a criatividade das equipes, que firmaram parcerias com fornecedores, postos e até com a PRF em algumas regiões.
A experiência bem-sucedida levou a Vibra a se unir à Childhood Brasil, Liberta e Grupo Mulheres do Brasil para impulsionar a criação de um movimento empresarial permanente em prol da proteção de crianças e adolescentes.
A campanha “Exploração Sexual Zero” reforça o papel da Vibra como agente de transformação social, ao integrar propósito, capilaridade e engajamento em uma iniciativa de impacto nacional.
ODS Impactados: ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Links:
Página da causa: https://www.vibraenergia.com.br/causa-social
Vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=nmQU3KOHQFo&t=1s
Resumo das ações: https://www.youtube.com/watch?v=DQzG7wYsEeU
Marie Claire: https://revistamarieclaire.globo.com/exploracaosexualzero/
CNN: https://www.cnnbrasil.com.br/tudo-sobre/exploracao-sexual/