A Anglo American deu um passo estratégico na consolidação da cultura de Inclusão e Diversidade (I&D) ao lançar, em 2023, um planejamento integrado de comunicação sobre o tema, com foco em profundidade, consistência e mudança cultural. A iniciativa envolveu a elaboração de um Manual de Comunicação Inclusiva, capacitações internas e a reformulação de ações como […]
A Anglo American deu um passo estratégico na consolidação da cultura de Inclusão e Diversidade (I&D) ao lançar, em 2023, um planejamento integrado de comunicação sobre o tema, com foco em profundidade, consistência e mudança cultural. A iniciativa envolveu a elaboração de um Manual de Comunicação Inclusiva, capacitações internas e a reformulação de ações como a Everyone Week, semana dedicada à diversidade e inclusão na empresa.
O objetivo foi enfrentar o excesso e a fragmentação de demandas sobre I&D na comunicação corporativa, criando uma abordagem estruturada e intencional, que refletisse de forma mais fiel os compromissos da empresa com a valorização das diferenças.
O planejamento foi antecedido por um diagnóstico de comunicação voltada para I&D, seguido de rodadas de capacitação com as equipes de Comunicação, RH, agências parceiras e lideranças. A partir dessas ações, a empresa passou a conduzir campanhas com mais cuidado, representatividade e conexão com o público interno.
A Everyone Week, antes chamada Everyone Day, surgiu em 2018 e, com o tempo, se transformou em uma semana de ações online e híbridas sobre gênero, raça, etnia, pessoas com deficiência e população LGBTQIAPN+. A partir de 2023, passou a contar com parcerias externas e presença em eventos como a Exposibram, ampliando o alcance e a visibilidade da pauta de diversidade.
A comunicação ganhou novos contornos, com ações recorrentes em datas comemorativas, produção de podcasts, vídeos, eventos e rodas de conversa, sempre com atenção à pluralidade. As campanhas são construídas com histórias e imagens reais de empregados e empregadas, o que gera reconhecimento e pertencimento.
As peças produzidas incluem emails marketing, matérias em canais internos como o Informe Lideranças e a newsletter Conexão, conteúdo para TV corporativa, redes sociais, cartilhas, convites para lives, e releases para imprensa. A Anglo American também desenvolveu roteiros e posicionamentos para lideranças engajadas nas iniciativas.
A iniciativa resultou na adoção do Manual de Comunicação Inclusiva por todas as áreas de Comunicação e agências parceiras, garantindo consistência e intencionalidade na abordagem do tema. As campanhas passaram a ser desenvolvidas com mais profundidade e representatividade, reduzindo estereótipos e valorizando a diversidade real presente na empresa. Houve também a ampliação do protagonismo de empregados(as) nas peças de comunicação, o que fortaleceu o sentimento de pertencimento e reconhecimento. Além disso, foi consolidado um posicionamento claro que norteia todas as ações de I&D, promovendo uma comunicação cada vez mais plural, acolhedora e alinhada aos valores da Anglo American.
ODS Impactados: