Baseada em princípios e valores fundamentais da conduta ética e transparente, a Ação Coletiva da Agroindústria é uma iniciativa pelo comprometimento com as melhores práticas de prevenção e combate à corrupção no setor.

Responsáveis por uma parcela significativa das exportações e do Produto Interno Bruto nacional, as empresas da Agroindústria reconhecem a importância do protagonismo na prevenção e combate à corrupção no Brasil e da responsabilidade em exercer influência positiva para as demais empresas e setores.

Com esse objetivo, o Guia de Boas Práticas Anticorrupção da Agroindústria consolida os princípios éticos fundamentais, estimula as relações transparentes com o poder público e  incentiva o caminhar do setor por ambientes de negócio cada vez mais íntegros.

Como participar?

Para participar da Ação Coletiva Anticorrupção da Agroindústria é necessário baixar o TERMO DE ADESÃO e após seu preenchimento e assinatura enviar para o e-mail: acoescoletivas@pactoglobal.org.br

Clique aqui para baixar o termo de adesão

 

A agroindústria no Brasil

A Agroindústria representa um importante setor produtivo nacional, atualmente responsável por parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) e exportações brasileiras. O segmento está focado na transformação da matéria-prima advinda da agricultura, silvicultura e pecuária em subprodutos, alimentares e não alimentares, importantes ao consumidor final, tais como, carnes, cereais, vegetais, laticínios, couro, combustíveis, energias etc.

Especialmente em nível regional, as empresas da Agroindústria desempenham um papel fundamental com notável potencial de transformação nas comunidades onde atuam, gerando receita, emprego, desenvolvimento, e estabelecendo constante interlocução com as autoridades locais.

A Ação Coletiva da Agroindústria é uma iniciativa baseada em princípios na qual as empresas participantes se comprometem com uma série de valores norteadores de conduta, mobilizando o setor na consolidação de um ambiente de negócios cada vez mais ético, íntegro e transparente, e criando estímulos para a prevenção e combate à corrupção e em defesa da livre concorrência e geração de oportunidade em bases sustentáveis.

Nessa direção, as empresas participantes almejam alcançar:

O fortalecimento da cultura da integridade e melhora da reputação do setor nacional e internacionalmente;A promoção do ambiente de negócio mais ético e transparente às partes interessadas;O estímulo à adoção de práticas cada vez mais íntegras e transparentes na relação público-privada;
O resguardo da imagem da Agroindústria brasileira, das empresas e das demais partes interessadas contra casos de corrupção, lavagem de dinheiro e suborno; eA sensibilização das outras empresas e setores para a importância do protagonismo da iniciativa privada em ações anticorrupções.

Impactos e Resultado Esperados

É esperado que os esforços da Ação Coletiva resultem:

  • Em ambientes de negócios mais éticos e transparentes na Agroindústria, com todos os elos da cadeia focados na prevenção e combate à corrupção;
  • No estímulo à adesão de outras partes interessadas, aumento da conscientização anticorrupção geral do setor, além e benefícios de reputação resultado da divulgação positiva da Ação Coletiva;
  • Na maior compreensão da importância das ferramentas anticorrupção no Brasil;
  • Na melhor compreensão e implementação de práticas anticorrupção por empresas da Agroindústria de todos os portes;
  • No estabelecimento de fórum de partes interessadas comprometidas (empresas, agência governamentais, OSCs e academia) facilitando o diálogo e os esforços para fortalecimento de práticas anticorrupção.

Impactos de longo prazo:

  • Melhorar significativamente as práticas do setor no que diz respeito à integridade e reduzir significativamente a corrupção no país;
  • Aumentar a confiança e o orgulho da sociedade civil no setor;
  • Melhorar significativamente o relacionamento entre setores público e privado no Brasil/

 

"No fundo você já sabe"

Confira os vídeos da Campanha: No Fundo Você Já Sabe!

A Ação Coletiva Anticorrupção da Agroindústria elaborou a campanha “No fundo você já sabe”. São oito vídeos animados que compõe a campanha abordam dilemas do dia a dia empresarial destacando as melhores práticas de integridade em conformidade com o Guia de Boas Práticas Anticorrupção da Agroindústria desenvolvido em 2022.

Confira a seguir:


 

Associações Apoiadoras​