Pacto Global



Eventos da Rede Brasileira do

Pacto Global

Please enable Javascript to view this calendar.

Rio +20

Publicado em 25 de abril de 2013

Líderes de todos os países se reuniram entre os dias 20 a 22 de junho de 2012 durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida por Rio+20, para construir consenso para um curso mais sustentável para o mundo. Hoje, mais de um bilhão de pessoas não tem acesso a alimentos, eletricidade ou água potável. A maior parte dos ecossistemas mundiais estão em destruição. Prevê-se que as mudanças climáticas e o crescimento da população mundial exacerbarão estes desafios. Nunca se teve tanta urgência em assegurar um futuro ambiental, social e econômico melhor para todos.

O setor privado tem um papel decisivo nesta empreitada, e está cada vez mais adotando a Sustentabilidade – definida pelos resultados de longo prazo obtidos pelas empresas em termos financeiros, sociais, ambientais e éticos, em sua agenda. Por meio do Pacto Global das Nações Unidas, mais de 6.000 empresas foram comprometidas a conduzir seus negócios em plena sintonia com princípios nas áreas dos Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Combate à Corrupção.

Um trabalho progressivo e promissor está em curso. Hoje, soluções corporativas inovadoras estão gerando impacto em questões como acesso a energia, segurança da água e emissões de carbono. Mas para obtermos efeito de uma mudança transformadora verdadeira, um salto substantivo é necessário. Com os incentivos corretos e ambientes propícios, o setor privado pode trazer contribuições significativas e duradouras para a agenda do Desenvolvimento Sustentável.

O Fórum de Sustentabilidade Corporativa da Rio+20

Nos dias que antecederam a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), o Fórum de Sustentabilidade Corporativa da Rio +20 reuniu mais de 2.700 participantes durante mais de 120 sessões, focadas ao longo de seis eixos temáticos:

Energia & Clima Água & Ecossistemas
 
Agricultura & Alimentação Desenvolvimento Social
 
Urbanização e Cidades Economia e Finanças do Desenvolvimento Sustentável
 

Durante 4 dias de evento, as sessões foram organizadas com mais de 35 parceiros estratégicos das Nações Unidas e mais de 20 redes do Pacto Global baseadas em outros países.
Agenda do Fórum: www.compact4rio.org/agenda

Veja aqui o Documento Final em português com os resultados do Fórum:
Visão Geral e Resultados: Inovação & Colaboração, Recomendações de Políticas Públicas, Compromissos de Ação 

Alguns compromissos resultantes do Fórum:

  • Em média 200 compromissos de ação individual e coletiva foram lançados junto à ONU (UN-Business Partnership Gateway website – www.business.un.org);
  •  Compromisso para incorporar sustentabilidade na Educação e Pesquisa (Declaração para Instituições de Ensino Superior) assumido por 260 conceituadas Universidades e Escolas de Administração ao redor do mundo;
  • Compromisso assumido por 5 Bolsas de Valores (4.600 Empresas Listadas) para promover investimento sustentável.

 

Alguns destaques:

  • Fortalecimento da cultura de Sustentabilidade Empresarial e das parcerias Público-Privadas para alavancar inovações em Sustentabilidade;
  • Aumento da consciência sobre a urgência da adoção de práticas sustentáveis em larga escala;
  • Maior envolvimento do setor privado e de investidores no Desenvolvimento Sustentável;
  • Chamamento do Governo para adoção de incentivos e de um ambiente que privilegiem a Sustentabilidade;
  • Demonstração de que parcerias são fundamentais para o avanço da Sustentabilidade;

Vitrine de exemplos de Inovação e de Tecnologias nas áreas social e ambiental.


Tag's: Pacto Global