Publicações



Eventos da Rede Brasileira do

Pacto Global

Please enable Javascript to view this calendar.

Leitura acadêmica

Publicado em 5 de setembro de 2014

Por iniciativa do Grupo de Trabalho de Educação da Rede Brasileira do Brasileira do Pacto Global, diversas instituições de ensino superior são convidadas a compartilhar artigos, pesquisas, dissertações e demais publicações acadêmicas relacionadas à responsabilidade social corporativa e aos Dez Princípios do Pacto Global

Grau de inclusividade: uma ferramenta para o desenvolvimento de mercados inclusivos

Autor: BOECHAT, Cláudio; FARIA, Júnia.
Instituição: Fundação Dom Cabral
Artigo Nacional
Data: 2012

O trabalho propõe uma plataforma para promover a inclusividade social, com o objetivo de caminhar rumo ao desenvolvimento sustentável. A proposta visa melhorar a qualidade de vida de pessoas de baixa renda; promover a recuperação do meio ambiente; e gerar lucro para a atividade empresaria, de forma respeitosa e dialogada, contribuindo para ganhos recíprocos.

Abordagens para a sustentabilidade nas organizações: volume 1

Autor: BOECHAT, Cláudio; LAURIANO, Lucas Amaral.
Instituição: Fundação Dom Cabral
Working Paper
Data: 2012

Revisão bibliográfica para identificação de abordagens teóricas que visam incluir a sustentabilidade nas organizações privadas. As abordagens objetivam promover maneiras das empresas avaliarem e melhorarem suas atividades, a fim de conseguirem resultados econômicos, ambientais e sociais equilibrados para todas as partes interessadas.

Rumo à integração da sustentabilidade no sistema de gestão empresarial 

Autor: LAURIANO, Lucas Amaral.
Working Paper
Data: 2012

O autor apresenta abordagens teóricas que visam incluir a sustentabilidade nas organizações privadas. As abordagens objetivam identificar as principais partes interessadas e implementar um sistema de gestão integrado que leve em consideração questões relativas a sustentabilidade.

Rumo ao capitalismo sustentável

Autor: LAURIANO, Lucas Amaral; AZEVEDO, Sílvia Rosa.
Instituição: Fundação Dom Cabral
Working Paper
Data: 2012

Apresentar considerações sobre mudanças que têm incentivado as organizações privadas a se tornarem cada vez mais conscientes da necessidade de equilibrar suas atividades de maneira a gerar resultados ambientais, econômicos e sociais positivos para todas as partes interessadas. Mudança esta que não decorre somente da liderança, mas  também dos funcionários, sociedade civil e  governos, que demandam cada vez mais produtos,  processos e serviços que levem em consideração  aspectos da sustentabilidade.

Stakeholders e seus desafios: Estudo de caso do relacionamento entre o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e a comunidade do Vale do Bonfim

Autor: LAURIANO, Lucas Amaral.
Instituição: Fundação Dom Cabral
Working Paper
Data: 2012

Apresenta como uma gestão responsável para a sustentabilidade deve ter como pressuposto o diálogo com todas as partes interessadas, disseminado por todas as áreas das empresas. A partir disso, apresenta-se um estudo de caso realizado no Vale do Bonfim que buscou compreender quais são os principais desafios que envolvem o relacionamento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) com a comunidade local.

O papel das empresas para o desenvolvimento: As relações entre as forças de mercado e o fenômeno da pobreza

Autor: BOECHAT, Cláudio Bruzzi; FERREIRA, Marília Carneiro
Instituição: Fundação Dom Cabral
Working Paper
Data: 2013

Este trabalho tem por objetivos dissertar sobre os mercados dos mais pobres e os desafios de se fazer negócios com eles. Além disso, objetiva-se analisar as implicações das forças de mercado para a pobreza e como as empresas lidam com esse desafio, criando valores para todos ao unir mercado e pobreza.

Como anda o diálogo com stakeholders nas empresas brasileiras?

Autor: LAURIANO, Lucas Amaral; BUENO, João Henrique.

Instituição: Fundação Dom Cabral
Working Paper
Data: 2013

Este trabalho tem o objetivo de aprofundar nos achados da pesquisa Estágio da Sustentabilidade das Empresas Brasileiras, realizado pelo Núcleo de Sustentabilidade da FDC. Os resultados selecionados são avaliados para analisar até que ponto as organizações brasileiras dialogam e realizam parcerias com suas partes interessadas.

As Gerações De Profissionais E Sua Percepção Sobre Sustentabilidade Corporativa

Autor: LAURIANO, Lucas Amaral; BUENO, João Henrique; SPITZECK, Heiko Hosomi.
Working Paper
Data: 2014

Este trabalho tem o objetivo de aprofundar nos resultados da segunda edição da pesquisa Estado da Gestão para a Sustentabilidade no Brasil, desenvolvido pelo Núcleo de Sustentabilidade em 2014. Analisa-se a diferença na percepção da sustentabilidade acordo com sua idade e nível hierárquico e como isso pode trazer implicações para a gestão empresarial.

Intraempreendedorismo e sua conexão com o Jazz

Autor: SPITZECK, Heiko Hosomi.
Instituição: Fundação Dom Cabral
Working Paper
Data: 2014

Os especialistas David Grayson, Melody McLaren e Heiko Spitzeck aplicam a metáfora do jazz ao fenômeno do intraempreendedorismo. As reflexões dos três profissionais sobre o poder dos grandes músicos de jazz, de se conectarem com outros e transmitir histórias musicais deram origem  a um estudo sobre inovações no universo dos negócios, que procura refletir sobre os problemas sociais globais.

Novas Fronteiras do Investimento Social

Autor: WERNECK, Nísia; TRAVASSOS, Júlia; ALVIM, Flávia.
Instituição: Fundação Dom Cabral
Estudo de caso
Data: 2012

Este estudo de caso teve como objetivo o registro e análise da experiência de Investimento Social Privado do Grupo Camargo Corrêa, através do Instituto Camargo Corrêa (ICC) e da InterCement. O foco do estudo é na sistematização e fundamentação conceitual do modelo de atuação e as iniciativas locais são relatadas como exemplo de uma  implementação exitosa.

As Fronteiras Planetárias

Autor: BUENO, João Henrique.
Instituição: Fundação Dom Cabral
Texto de opinião
Data: 2013

Com o crescimento populacional e o aumento da demanda por recursos, começam a emergir preocupações em relação aos impactos causados ao meio ambiente.  Os efeitos desses frequentes impactos para o planeta estão se tornando maiores ao longo dos anos. O texto apresenta o trabalho do Stockholm Resilience Centre sobre as fronteiras planetárias.

O Pacto Global e as Empresas

Autor: CARVALHAES, Eduarda.
Instituição: Fundação Dom Cabral
Texto de opinião
Data: 2012

O Pacto fomenta a implementação de princípios ambientais, trabalhistas e de direitos humanos dentro das organizações, incitando uma ação conjunta que visa conectar empresas, sociedade civil e organizações, governamentais e não-governamentais, em prol do desenvolvimento sustentável. O trabalho apresenta como as empresas podem atuar conjuntamente ao Pacto Global.

Implicações de uma inclusão sustentável

Autor: FERREIRA, Marília Carneiro.
Instituição: Fundação Dom Cabral
Texto de opinião
Data: 2013

O texto apresenta a noção de mercados inclusivos com a ideia de que incluir sustentavelmente implica em trabalhar a inclusão alinhada a três frentes: a empresa, a comunidade e o meio ambiente. Visa-se, então, uma perspectiva “ganha-ganha-ganha” em que as possibilidades de inclusão pela empresa e pela comunidade resultam em ganhos mútuos e em ganhos para a sociedade e para o meio ambiente

A Inclusão dos Riscos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Autor: BOECHAT, Cláudio Bruzzi; FERREIRA, Marília Carneiro.
Instituição: Fundação Dom Cabral
Texto de opinião
Data: 2013

O texto tem o objetivo de informar e gerar reflexão sobre o debate acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Apresenta como a agenda está sendo formuladas, algumas possibilidades e desafios referentes à elaboração dos ODS.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Pós 2015: Uma Leitura da Proposição do Painel de Alto Nível de Pessoas Eminentes.

Autor: FERREIRA, Marília Carneiro; BOECHAT, Cláudio Bruzzi.
Instituição: Fundação Dom Cabral
Livro Eletrônico
Data: 2013

Foi selecionada parte do Relatório do Painel de Alto Nível de Pessoas Eminentes para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 para mostrar as principais questões norteadoras das discussões realizadas pelo grupo, as atuais necessidades que interferem na construção de uma nova agenda e suas conclusões a respeito de como os novos objetivos devem ser pensados e formatados para que possam suprir as demandas universais mais prementes da atualidade.

Estágio da Sustentabilidade das Empresas Brasileiras

Autor: LAURIANO, Lucas Amaral; CARVALHAES, Eduarda; TELLO, Rafael.
Instituição: Fundação Dom Cabral
Relatório de Pesquisa
Data: 2012

Esse trabalho tem como objetivo avaliar a gestão empresarial considerando diversos aspectos relacionados à sustentabilidade. Com essa análise, é possível visualizar a situação atual da sustentabilidade nas empresas brasileiras, identificando os aspectos nos quais já há certo desenvolvimento e aqueles que ainda precisam ser aprimorados.

Estado da Gestão para a Sustentabilidade nas Empresas Brasileiras

Autor: LAURIANO, Lucas Amaral; BUENO, João Henrique; SPITZECK,Heiko Hosomi.
Instituição: Fundação Dom Cabral
Relatório de Pesquisa
Data: 2014

Esse relatório de pesquisa contém os resultados obtidos da segunda  edição do estudo “O Estado da Gestão para a Sustentabilidade no Brasil”. O principal objetivo da avaliação é verificar até que ponto a sustentabilidade está inserida dentro do sistema de gestão das empresas brasileiras, avaliando desde o conceito que a empresa tem do tema até a mensuração e reporte de dados relacionados a impactos socioambientais.

Comunicação e sustentabilidade: A perspectiva do gerenciamento de projetos na elaboração do relatório de sustentabilidade do ISAE - FGV

Autor: GARCIA, Tiago Rodrigues
Instituição: ISAE/FVG
Trabalho de Conclusão
e Curso MBA
Data: 2012

O objetivo geral deste trabalho consistiu em compreender como o gerenciamento de projetos pode contribuir para a elaboração de um relatório de
sustentabilidade que privilegie, em sua própria construção, os interesses e as expectativas
informacionais dos diferentes públicos de uma organização.

Economia verde e sustentabilidade
Autores: CARVALHO, Gisele; MAZZUCCO, Tania Regina; BOGUCHESKI, Tatiana.
Instituição: ISAE/FVG
Trabalho de Conclusão de Curso MBA
Data: 2013

Este estudo busca correlacionar os fundamentos econômicos, empresariais e estudos específicos atuais que possibilitem analisar a valoração dos recursos ambientais sob o ponto de vista prático, relacionando este conteúdo com as tendências de sustentabilidade empresarial no Brasil e as práticas atuais

Perspectivação: Um novo modelo de Educação Executiva Responsável
Autor: Norman de Paula Arruda Filho
Instituição: ISCTE Business School - Instituto Universitário de Lisboa
Tese de Doutorado
Data: 2011

Esta tese teve como objetivo avaliar a 
adequação do modelo educacional do ISAE/FGV – o Modelo Perspectivação – ao contexto de
uma educação executiva responsável. Para isso, apresentou-se o Perspectivação, desenvolvido 
pelo pesquisador e aplicado em um estudo de caso no ISAE/FGV em Curitiba, Estado do Paraná, 
Brasil. Este é um modelo educacional hibrido, composto por 14 atividades que buscam unir 
diversos saberes para se ajustar ao perfil do trabalhador do século XXI.

 


Tag's: Nenhuma tag relacionada